60 alunos do PEQ se formam em Bertioga

Cerimônia aconteceu no Espaço Cidadão

 São Paulo, 28 de outubro de 2015 – André Benedito é eletricista de automóveis e foi aluno do curso de Eletricista de Autos do Programa Estadual de Qualificação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (PEQ/SERT) em Bertioga. Na última terça-feira (27), dia de sua formatura e também do filho, Douglas Medeiros, ambos comemoravam o aperfeiçoamento que tiveram em relação às tendências de mercado e atualização das tecnologias disponíveis. “Meu filho e eu tivemos a oportunidade de aliar a teoria do curso à prática aplicada, além de ter contato com equipamentos de alto valor agregado e de conhecer um laboratório de bombas injetoras a diesel. Trouxe meu filho para o curso para que possamos trabalhar em família.”

Já Cristina Vitor Nascimento, realizou o curso de Atendimento e Recepção para aprimoramento do Currículo, uma vez que trabalhou com atendimento ao público durante cinco anos e observou a necessidade de aprender novas técnicas e aumentar seu grupo de relacionamento (networking). “Fiz entrevista no Guarujá, para uma sorveteria que vende por atacado e fui contratada. Acredito que começo a trabalhar dentro de uma semana”, relatou.

Referência há quase 30 anos em mecânica/elétrica, pintura e instalação de som em autos da cidade, Alcir Scariot, popularmente conhecido como “Tico”, foi um dos professores do curso de Eletricista de Autos. “Como atuo na área, observei a falta de mão de obra disponível no mercado e o desinteresse das pessoas pelo curso, uma vez que o conteúdo é muito teórico. Assim, esse ano inovamos e aliamos a prática às atividades, bem como demais cursos paralelos a este oferecido pelo PEQ. Outro diferencial foi a reforma de duas cadeiras elétricas, executadas pelos próprios alunos e consequentemente doadas a pessoas com deficiência na cidade”.

A secretária de Desenvolvimento do Trabalho e Renda do município, Débora Pereira, relatou que esta parceria com a SERT já possibilitou mais de 200 oportunidades de reinserção de pessoas ao mercado de trabalho. Salientou que esta foi a última turma do ano formada na cidade e destacou a importância do curso de Atendimento e Recepção em uma cidade de potencial turístico em altas temporadas, cuja sazonalidade implica em pessoas bem treinadas e preparadas para o atendimento ao público.

Representando o presidente do Instituto de Educação e Tecnologia do Vale do Ribeira (Invar), Henrique destacou que o município tem alto índice de freqüência dos alunos nestes cursos, sendo 92% de efetividade, ou seja, baixo índice de evasão.

O prefeito Mauro Orlandini afirmou que conhecimento é o único produto que podemos dar a alguém sem dar baixa no estoque. Reforçou que o baixo índice de evasão nos cursos é um incentivo na busca de novas parcerias com o Governo do Estado, visto que mais de 8.000 alunos buscam o aperfeiçoamento contínuo em aproximadamente 40 cursos gratuitos na cidade.

O secretário-adjunto do Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Sr. Eufrozino Pereira, finalizou os discursos, antes da entrega dos 60 certificados aos alunos. “A  maioria das pessoas se colocará ou se recolocará no mercado de trabalho muito em breve, já que estes cursos são um “plus” no currículo e na vida de cada um de vocês”. “Além do conhecimento adquirido, novas amizades são feitas e é uma enorme satisfação para a SERT a qualificação das pessoas para atender as necessidades de um mercado que hoje, sofre com a crise na economia e na política do país.”, sintetizou.

Assessoria de Comunicação – Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho