90 alunos do PEQ se formam em Bertioga

Adriana dos Santos, 34 anos, foi aluna do curso de Assistente Administrativo do Programa Estadual de Qualificação da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (PEQ/Sert) em Bertioga. Nesta segunda-feira (31 de agosto), dia de sua formatura, comemorava também seu primeiro dia de trabalho numa pousada. “Fiquei um ano parada. Só tinha experiência na área por uma atividade voluntária na secretaria da igreja que frequento. Quando apareceu essa oportunidade, não deixei passar”, contou.

IMG_4025Como Adriana, pelo menos mais um dos 90 formandos poderá conseguir uma colocação nos próximos dias, porque, durante o evento, um empregador esteve no local para fazer contatos com os alunos do curso de Soldador. O terceiro era de Operador de Caixa. “Os cursos são feitos de acordo com a demanda da região”, explica o diretor-regional da Sert no Litoral, Armando de Barros, que representou a Pasta na ocasião.

O prefeito Mauro Orlandini afirmou que essas parcerias com o Governo do Estado são “de vital importância” e disse que a cidade já foi contemplada com outros dois cursos, de Eletricista de Autos e de Atendimento e Recepção, ambos com término previsto para setembro. “Aprovamos o as PPPs (parcerias público-privadas) e os investidores já estão mostrando interesse , apresentando projetos. Então, precisaremos de mais cursos para atender à demanda”, falou.

IMG_4046
O presidente do Instituto de Educação e Tecnologia do Vale do Ribeira (Invar), contratada para ministrar as aulas, Douglas Sakumoto, disse que desde julho do ano passado vem prestando serviços à SERT. O instituto atua em 30 municípios do litoral Norte e Sul. Cerca de 30 profissionais, entre os da Prefeitura e do Invar, trabalharam com essas turmas, segundo ele. “É uma tarefa linda a dos professores. Mas o conhecimento tem duas mãos”, disse aos alunos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda de Bertioga, Débora Pereira, destacou a satisfação em ver oportunidades já aparecendo para os formandos. “É muito gratificante”, resumiu. Ela também adiantou que outros três cursos serão implantados na cidade pelo Via Rápida, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e reforçou aos alunos o convite para se cadastrarem no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), para ter acesso às vagas e outros programas da SERT.

Também compareceram ao evento os vereadores Toninho Rodrigues, Alecrim e Márcia Lia, além de familiares dos formandos que lotaram o Espaço Cidadão.