Agenda: PADEF promove a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

PADEF promove a empregabilidade às pessoas com deficiência (foto: Paulo Cesar Rocha)

PADEF divulga agenda de julho

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), gerenciado pela Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), divulga agenda deste mês. O intuito é promover a igualdade de direitos, geração de emprego nos processos seletivos, emissão de carteiras de trabalho e conscientização dos empregadores.

Entre os destaques, a capacitação dos colaboradores do PAT de Bauru para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a Jornada da Cidadania, com cadastros para vagas de emprego e cursos de qualificação profissional, e o 23º aniversário da Lei de Cotas.

“Neste ano, o PADEF inseriu mais de 300 pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Crescimento de 173% no comparativo com o mesmo período de 2013”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.

“Atualmente, 0,7% do total de trabalhadores são pessoas com deficiência”, revela Marinalva Cruz, supervisora do PADEF. Segundo ela, a programação “faz com que o número de inseridos cresça, principalmente na conscientização do empresariado e na prestação de serviços a essas pessoas.”

384 vagas exclusivas

Nesta semana, são 384 vagas exclusivas disponíveis para pessoas com deficiência em todo o Estado. Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Confira agenda:

Compromisso

Observação

03/07/14

SERT/Mezanino

Rua Boa Vista, 170 -Centro

Palestra de Conscientização/Sensibilização: Lei de Cotas -“Orientação, contratação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal”. Restrito aos analistas de RH da empresa Ginga Terceirização de Serviços.

03/07/14

13h às 16h

SERT/PADEF

Rua Boa Vista, 170 -Centro

Processo Seletivo: Vagas para Auxiliar de Escritório – Local de Trabalho: Bela Vista/SP Restrito aos candidatos previamente convocados e/ou encaminhados pela equipe do PADEF.

04/07/14

SERT/PADEF

Rua Boa Vista, 170 -Centro

Processo Seletivo: Vagas para Auxiliar Administrativo – Local de Trabalho: República/SP . Restrito aos candidatos previamente convocados e/ou encaminhados pela equipe do PADEF.

07/07/14

09h às 12h

SINDPD (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo)

Avenida Angélica, 35 – Santa Cecília

Reunião: Câmara Paulista pela Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal. Pauta: Organização para realização do evento de 23 anos da Lei de Cotas. Restrito aos participantes da Câmara Paulista.

10/07/14

10h às 16h

Centro de Integração da Cidadania (CIC)

Estrada do Capão Bonito, 53 – Pimentas

Jornada da Cidadania: Emissão de Carteira de trabalho (1ª e 2ª via), cadastro para vagas de emprego e/ou cursos de qualificação profissional e orientação referente aos programas da SERT/CPIMT. Aberto ao público

11/07/14

14h às 16h30

Freedom Cosméticos

Rua Verava, 61 – Várzea Baixo – Santo Amaro

Palestra de Conscientização / Sensibilização: Lei de Cotas -“Orientação, contratação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal”. Restrito aos coordenadores da empresa.

15/07/14

IESA Projetos, Equipamentos e Montagens S/A

Rodovia Manoel de Abreu Km 4,5 – Araraquara

16/07/14

Não definido

Hospital Estadual de Franco da Rocha

Avenida dos Coqueiros, 300 – Bloco A – Franco da Rocha

Restrito aos gestores do Hospital Estadual de Franco da Rocha , Caism FR  (Saúde Mental), Hospital Estadual de Francisco Morato e Irmandade Santa Casa Misericórdia de SP.

18/07/14

08h30 às 12h

CIEE Campinas

Avenida Engenheiro Carlos Steverson, 587 – Nova Campinas

Reunião: Comitê ABRH Campinas e seus parceiros pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal – (II Fórum Pessoa com Deficiência: Além da Lei de Cotas). Restrito aos membros do comitê

24/07/14

09h às 15h

Biblioteca Municipal  Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94

Evento: 23° Aniversário da Lei de Cotas (8.213 de 24 de julho de 1991). Aberto ao público

28/07/14

Avenida Nações Unidas 4-44 Bauru

Treinamento/Capacitação: Multiplicadores da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Restrito aos colaboradores do PAT e Poupatempo de Bauru.

29/07/14

30/07/14

31/07/14

31/07/14

Não definido

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda

Reunião Ordinária: Conselho Estadual para Assunto da Pessoa com Deficiência – CEAPcD. Restrito aos conselheiros Estaduais e convidados.

Gabriel de Luna

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)