Agora são 46 organizações no Selo Paulista da Diversidade

São Paulo, 21 de junho de 2018 – A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) realizou no Palácio dos Bandeirantes, nesta quinta-feira (21 de junho), uma cerimônia em que certificou quatro novas organizações no Selo Paulista da Diversidade, que agora somam 46.

Elas se destacam pelas boas práticas, adotadas como ação estratégica a favor da competitividade e da cidadania, envolvendo questões étnicas, raciais, de gênero, idade e orientação sexual, e as relativas às pessoas com deficiências, bem como à difusão da cultura, valorização e igualdade.

O secretário-adjunto Bruno Maluly prendeu a atenção dos presentes quando revelou ter ficado seis meses numa cadeira de rodas, aos oito anos de idade, acometido por uma síndrome. “Principalmente meus pais acharam que a maior dificuldade seria física, mas não. A maior era o olhar das pessoas. Isso nunca saiu da minha cabeça: eu não tinha dó de mim, por que os outros tinham?”, indagou.

Oriundo da iniciativa privada antes de assumir o cargo, o principal de sua fala foi destacar que as organizações presentes são abertas às novas ideias, o que contribui para o desenvolvimento e crescimento tanto dos negócios quanto dos colaboradores. Ele destacou, ainda, a importância de políticas públicas que ajudem a diminuir preconceitos, incentivando a diversidade em todas as suas formas.

A responsável pela Coordenação de Políticas de Emprego e Renda da SERT, Sara Diego, afirmou que não basta contratar e treinar. “É preciso preparar a equipe para a diversidade, comunicar, ensinar. É necessário entender,  acolher e auxiliar os recém-chegados.”

Ela também ressaltou a relevância do diálogo e de iniciativas que permeiam as atividades relacionadas ao Selo. “Alcançam toda a sociedade, o que é essencial para que esta se torne mais justa, harmoniosa e preparada para o futuro.”

A supervisora do Selo, Vivianne Oliveira, disse que existe um vínculo de fato entre os certificados e o programa, que vai além de uma simples ação de marketing. “Ocorre um avanço no ambiente de trabalho que se dissemina internamente, a começar pelos próprios profissionais de RH e outros envolvidos, que se sentem realizados”, falou. “Nossa missão é plantar uma sementinha.”

A consultoria de engajamento Santo Caos, uma das 13 homenageadas do evento, foi representada pelo sócio-diretor Guilherme Françolin. Criada em 2013 e detentora do selo há dois anos, tem como marca a diversidade dos colaboradores e auxilia os clientes nessa tarefa.

Na ocasião, deu dicas sobre como avançar nesse tema: sensibilizar e levar a equipe à reflexão para gerar empatia; mesclar diferentes perfis de trabalhadores, sem ficar num único “nicho”; atentar que somente contratar não é incluir, é preciso haver representatividade, reconhecimento; ouvir para entender a dor do outro. E alertou: “Já existe diversidade nas empresas, simplesmente porque internamente as pessoas são diferentes! Então, é dar oportunidade.”

A presidente do grupo da área da saúde, Cene, Sueli Noronha Kaiser, falou em nome das quatro novas credenciadas. “Compromisso com responsabilidade social já está no nosso DNA. Incentivar e inserir essas temáticas no cotidiano nos dá condições de contribuir com a sociedade e diminuir seus problemas. O selo dá uma visibilidade positiva, agrega valor à marca, atrai talentos e incentiva empresas. Melhora o ambiente, que fica mais harmônico, tolerante e criativo.”

Durante o evento foi apresentado um vídeo com a participação de diversos funcionários de empresas detentoras do Selo. A emoção foi um capítulo à parte (link para o vídeo: https://bit.ly/2IP7dNM).

São 46 as organizações certificadas, em processos que ocorreram desde 2011. Dentre elas estão Carrefour, Caterpillar, Natura, Pfizer, Atento Call Center, Citibank, Embraer, Basf, para citar apenas algumas. Informações sobre o Selo podem ser obtidas pelos telefones 11 3241-7489/21 ou email sediversidade@sp.gov.br.

Organizações certificadas durante o evento e seus representantes:
Eaton
– analista sênior de recursos humanos Adriana Oliveira
Grupo Cene – presidente Sueli Noronha Kaiser
Jones Lang Lasalle LTDA (JLL) – gerente de diversidade e inclusão Thays Toyofuku
Koury Lopes Advogados – sócio Paulo Prado

Organizações homenageadas e seus representantes:
Bimbo Brasil
 – gerente nacional de recursos humanos Patricia Victor
Bombril – presidente Ricardo dos Santos Oliveira
Bradesco S.A. – gerente do departamento de recursos humanos Paulo Sergio Corsini
Flowserv do Brasil LTDA – gerente-geral da planta Luis Vieira Machado
Fundação Pio XII (Hospital de Amor) – coordenadora de gestão de pessoas Fernanda Vieira Zabeu
General Motors do Brasil – diretor-executivo César Watanaby
Grupo Sonda – diretora de recursos humanos Adélia Amaro dos Santos
Itaú Unibanco – especialista em diversidade Adriano Bandini Tavares de Campos
KPMG – sócia e líder do comitê de inclusão e diversidade Patrícia Molino
Pinheiro Neto Advogados – sócio Flavio Veitzman
Tebaris Confab – diretora de recursos humanos Ivani Silveira
Santo Caos – sócio-diretor Guilherme Françolin

Assessoria de Comunicação/SERT
Texto:
Adriana Rota
Fotos: Paulo Cesar Rocha
*confira todas as imagens: https://bit.ly/2McuAD6