Alckmin entrega novas instalações do PAT Brás

Alckmin e Pereira (ao centro) entregam PAT Brás (foto: Tadeu Inácio)

Unidade tem capacidade para atender 3,5 mil cidadãos por mês

São Paulo, 13 de janeiro de 2015 – Novas instalações para melhorar o atendimento ao cidadão. Na manhã desta terça-feira (13), o governador Geraldo Alckmin e o secretário adjunto estadual do Emprego, Eufrozino Pereira, entregaram o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) Brás. Localizada no acesso entre a CPTM e a estação Brás do Metrô, a unidade, ampliada para 143m², tem capacidade para atender 3,5 mil cidadãos por mês (contra 2,8 mil antes da reforma).

Representante da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) na ocasião, Pereira destacou a importância da retomada das atividades no PAT, fechado por sete meses para as obras. “Este é um posto com uma localização privilegiada. Duas salas, inclusive, podem ser usadas para processos seletivos”, resumiu.

Desde outubro de 2002, quando foi inaugurado, o Posto ofereceu 33 mil vagas e encaminhou 147,1 mil cidadãos para concorrer às oportunidades. “No ano passado, em todo o Estado, 1,4 milhão de trabalhadores se inscreveram no Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela SERT, em parceria com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego)”, destacou Marcos Wolff, coordenador de Operações da pasta.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em 2014, os atuais 251 PATs espalhados pelo Estado ofereceram 570 mil vagas, encaminharam 1,1 milhão cidadãos, emitiram 1,04 milhão de carteiras de trabalho e receberam 1,6 milhão de requisições de seguro-desemprego.

Fotos

Confira galeria completa. Clique aqui

À luta

O primeiro a chegar na fila de atendimento foi o desenhista mecânico Ivo Vicente, 41, de Poá. Por volta das 10h15, antes da cerimônia, o estudante do 2º ano de Engenharia Mecânica, casado e pai de dois filhos, foi chamado. “Hoje nenhuma vaga disponível tinha o meu perfil, mas gostei do atendimento e me informaram para voltar em alguns dias”, revelou confiante.

Ivo Valente foi o primeiro cidadão atendido (foto: Tadeu Inácio)

Minutos depois, Nataly Albuquerque, 15, acompanhada de sua tia, Lidiane da Silva, 19, aprovaram o atendimento. A menor, aluna do 1º ano do ensino médio, busca oportunidades para auxiliar de escritório, enquanto sua responsável, prestes a definir seu futuro estudantil entre psicologia e pedagogia, pretende atuar como recepcionista.

Nataly e Lidiane aprovaram atendimento (foto: Tadeu Inácio)

Como se cadastrar

Acesse: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, crie login, senha e informe os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT, com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho. O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou no Posto. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Além da intermediação de mão de obra gratuita, os atuais 251 PATs espalhados pelo Estado emitem carteiras de trabalho, requisições ao seguro-desemprego e prestam informações sobre os programas da SERT, entre eles Banco do Povo Paulista, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Time do Emprego, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista e Frente de Trabalho.

Tadeu Inácio

Assessoria de Imprensa da SERT