Alliny Sartori ministra palestra para a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho

No último dia 09 de novembro a Comissão Estadual do Emprego (CEE) realizou sua 246ª reunião na Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo. A Comissão desenvolve um trabalho junto a SERT no sentido de avaliar o cenário estadual em relação as políticas sobre empregabilidade que acontecem nos municípios de São Paulo. Esses encontros são prioritariamente integrados com as Comissões Municipais de Emprego e acontecem para fomentar e intercambiar as ações desenvolvidas nas cidades.

Para apresentar parte dos problemas atuais em relação ao tema, a vereadora Alliny Sartori, aceitou o convite da Coordenação de Políticas de Emprego e Renda (CPER), responsável por promover as reuniões da CEE, também pelos Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Selo Paulista da Diversidade, Trabalho Decente e o Time do Emprego para contextualizar a Inserção da Juventude no Mercado de Trabalho, em especial aqueles que procuram o seu primeiro emprego.

A proposta foi elaborada nos dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Trimestral – PNAD Contínua, que destina-se a produzir informações sobre a inserção da população no mercado de trabalho associada a características demográficas e de educação, e também para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do País. A análise principal foi sobre a ótica da juventude, apontando os principais desafios para essa faixa etária que muitas vezes estuda e trabalha, ou somente estuda, ou somente trabalha, ou não trabalha e também não estuda.

Durante a apresentação um dos grandes desafios citados pela palestrante foi a vulnerabilidade do público em questão, as ocupações precárias dos postos de trabalho ocupados pelo jovem, a baixa escolaridade educacional da faixa etária e o desafio de encontrar um trabalho formal que garanta a proteção social para esses jovens, que sofrem com os piores índices da história do país.

A Comissão é organizada de forma tripartite (governo, trabalhadores e empregadores) e estivam presentes na reunião membros da FECOMERCIO, Secretários Estaduais e Municipais, diretores regionais e presidentes das Comissões Municipais, além dos representantes da própria SERT.