Banco do Povo Paulista chega a 541 municípios

Duas novas unidades foram inauguradas nesta terça

O secretário estadual do Emprego e Relações do Trabalho José Luiz Ribeiro inaugurou, nesta terça-feira (12 de abril), duas novas unidades do Banco do Povo Paulista (BPP): uma em Sabino e outra em Luiziânia. Agora, o programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo está presente em 541 municípios.

26371334986_f6cd00ebd4_b

Sabino, que tradicionalmente teve uma vocação agrícola voltada para a produção de tomate e pimentão e, posteriormente, de cana-de-açúcar, aproveita a beleza natural do rio Tietê, que banha a cidade, e aposta em outro ramo. Segundo o prefeito Pedro de Paula, o município caminha para conseguir o título de interesse turístico, resultando em um recurso extra que deve ajudar na geração de renda e outras melhorias para Sabino e região. O BPP viria complementar esse avanço.

O agente de crédito responsável pela unidade é Vitor Antonio Campos Macedo de Ornellas. A gestora, Tatiane Saracini. Eles participaram da cerimônia, que também contou com a presença da primeira-dama Sueli Verona, do coordenador de Políticas de Empreendedorismo e diretor-executivo do BPP Marcos Wolff, vereadores, alunos, professores e outros moradores.

Wolff destacou o empenho da diretoria-regional da Secretaria do Emprego em Bauru em levar o BPP para Sabino, bem como do próprio prefeito. “Obrigado por ter acreditado, investido na população. Não se trata de distribuição de renda, não é um programa paternalista. O cidadão faz o desenvolvimento econômico e social do município, ao mesmo tempo em que realiza seus sonhos e projetos. Todos crescem juntos”, afirmou.

O secretário relatou entender bem os benefícios e as dificuldades de se viver numa cidade pequena, por ser oriundo de uma, e apontou a instalação do BPP como um incentivo essencial. “Ele vem ajudar quem quer ser empreendedor ou já tem um negócio. Ninguém vive sem renda. Costumo dizer que o trabalhador, quando perde o emprego, também perde a dignidade. O BPP ajuda a resgatar esse sentimento. E definir claramente qual a vocação da cidade pode inclusive atrair investidores”, alertou.

LUIZIÂNIA

Em Luiziânia, o clima também era de euforia. Lá, a equipe ganhou o reforço do diretor-regional da Secretaria em Araçatuba, Lucas Grandolfo, e foi recebida pelo prefeito Rogério Barreto e sua esposa, Teresa, bem como o vice-prefeito Rafael Saraiva Barreto. Prestigiaram o evento, ainda, o presidente da Câmara Sebastião Alves Pereira, o vereador Olavo Nunes Pereira (que levou a ideia da implantação do BPP à cidade), outras autoridades locais e da região. O agente de crédito é Roberto Rocha Vieira e, a gestora do BPP local, Alice Vieira da Silva.

“As cidades menores sofrem ainda mais com a crise econômica e política. O impacto do desemprego acaba sendo proporcionalmente maior que nas grandes cidades, onde ao menos algum bico sempre se consegue. Temos histórias bonitas, de sucesso no BPP. E a Secretaria conta com vários outros programas. O nosso papel é ajudar a melhorar a vida das pessoas. Caso contrário, perde o sentido nossa vida política”, disse Zé Luiz.

“Temos certeza que o BPP veio no momento correto, em que todos passamos por dificuldades, disse o prefeito, em consonância com a fala do secretário.

25794591933_f7f63ce842_z (1)

Para Wolff, a iniciativa do chefe do executivo revela por si uma atitude empreendedora, que deve contagiar a todos. Ele destacou o apoio dado pela Escola do Empreendedor Paulista, que numa plataforma online oferece dez minicursos com certificação que capacitam quem já tem um negócio ou quer iniciar. “Que o BPP possa fazer parte da história de sucesso de todos os atendidos.”

Grandolfo falou da alegria em participar da cerimônia e poder receber o secretário em sua região. “E o principal: estarmos aqui para inaugurar um bem de utilidade pública tão importante, um investimento mais do que necessário para a população”. Ele levou o secretário a uma visita ao PAT de Araçatuba após o evento e o acompanhará também nos próximos dias.

A agenda de Zé Luiz continua nesta quarta e quinta, incluindo a reinauguração do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Andradina, visita à unidade local do BPP na cidade, almoço com prefeitos e a participação na sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Guararapes (hoje) e visitas ao PAT, ao Sindicato dos Metalúrgicos e à Prefeitura de Penápolis (amanhã).

SOBRE O BPP
O BPP concede empréstimos de R$ 200 a R$ 25 mil, com juros de 0,35% ao mês. As instalações são feitas em parceria com as prefeituras. Criado há 18 anos, já fez 411 mil concessões de crédito para capital de giro e investimento fixo, totalizando quase R$ 1,7 bilhão no Estado.

Nas regiões de Araçatuba, com 39 cidades atendidas, e de Bauru, com outras 28, somente no ano passado foram emprestados mais de R$ 23,7 milhões. Até março deste ano, foram R$ 3 milhões (465 operações) em Araçatuba e R$ 2,6 milhões (413 operações) em Bauru. Desde o início do programa, foram, pela ordem, R$ 96 milhões (23,3 mil operações) e R$ 87,4 milhões (20,1 mil operações).

A regional da SERT em Araçatuba conta com oito PATs e, a de Bauru, nove unidades.

Veja mais fotos das inaugurações:

Sabino

Luiziânia