Banco do Povo Paulista implanta linha de crédito para moradores da CDHU em Araraquara

Na manhã desta terça-feira, 18 cidades da região de Araraquara foram contempladas pelo programa de microcrédito habitacional Casa Paulista Microcrédito/Banco do Povo Paulista (BPP). A partir de hoje, mais de 12,5 mil mutuários da região podem ter acesso à linha de crédito especial disponibilizada pelo programa gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

Estiveram presentes no Centro de Convenções Nelson Barbieri, o secretário-adjunto da SERT, Aparecido Bruzarosco, o diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça, o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, o gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entre outros prefeitos e autoridades da região. Esta foi a quarta parada da caravana promovida pela SERT apenas neste mês – São José do Rio Preto, Presidente Prudente e Marília foram beneficiadas na primeira semana de fevereiro. Até o final de março mais dez regiões do Estado serão contempladas.

Bruzarosco, em seu discurso, salientou a importância do trabalho em conjunto com as prefeituras da região para que o programa atinja o público-alvo. “Não é possível uma Secretaria de Estado caminhar sozinha, por isso, peço a todos os prefeitos presentes que intensifiquem suas ações”, disse.

Na sequência, Mendonça lembrou o papel fundamental dos agentes de crédito, a quem chama de “soldados do bem”, além de revelar o planejamento do BPP para 2014. “Temos quase dois anos pela frente para cumprir a meta do governador Geraldo Alckmin de instalar uma agência do Banco do Povo Paulista em cada um dos 645 municípios do Estado”, contou.

Por fim, o prefeito Barbieri, depois de agradecer a presença de todos, comemorou o montante disponibilizado à população. “Esses empréstimos farão com que haja um aquecimento da economia local. Posso dizer que esses recursos vêm em uma boa hora”, enfatizou.

Na região administrativa de Araraquara existem 18 agências do BPP. Estes postos, somados, emprestaram R$ 8,2 milhões aos microempreendedores em 1,6 mil operações em 2012. Serão atendidos os seguintes municípios: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Descalvado, Dobrada, Ibitinga, Itápolis, Matão, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga e Trabiju.

Como funciona
O convênio entre SERT e Secretaria de Habitação estadual libera R$ 105 milhões para todo o Estado desde novembro do ano passado, quando houve a implantação na Capital e na Grande São Paulo. O programa é destinado aos mutuários adimplentes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), inclusive aqueles que já quitaram o imóvel (neste caso, é necessário que o imóvel esteja em nome do requisitante).

A ação objetiva oferecer empréstimos para a realização de reforma, ampliação ou adequação das moradias. A verba pode ser usada para a compra de material de construção, inclusive mão de obra, em até 50% do valor do material.

A linha especial do programa de microcrédito da SERT oferece empréstimos que variam entre R$ 200 e R$ 7,5 mil, que podem ser divididos em até 36 parcelas. A taxa de juros é de 0,5% ao mês – a menor entre as instituições financeiras do país.

Entre os requisitos para participar do programa, é preciso ser mutuário da CDHU, residir no imóvel objeto do financiamento, estar adimplente com a Companhia, ter renda familiar de até cinco salários mínimos, não possuir restrições cadastrais e apresentar fiador (pessoa física sem restrições cadastrais, pode ser parente de primeiro grau, desde que não resida no mesmo endereço do tomador). O requerente deve apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cópia do pagamento.

Após a liberação do dinheiro, o mutuário deverá apresentar as notas fiscais que comprovem a utilização dos recursos na finalidade proposta até 30 dias após a liberação dos recursos. O vencimento da primeira parcela se dará 30 dias após a assinatura do contrato.