Banco do Povo Paulista inaugura 547ª unidade

Três municípios da região de Itapetininga oficializaram implantação neste fim da semana

São Paulo, 16 de junho de 2018 – Empreendedores de Bom Sucesso de Itararé, Campina do Monte Alegre e Guapiara que queiram iniciar ou ampliar seus negócios já podem contar com empréstimos que variam de R$ 200 a R$ 20 mil, com juro de apenas 0,35% ao mês.

Isso porque na última quinta e sexta-feira (14 e 15 de junho) o Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), foi inaugurado nesses locais, perfazendo o total de 547 unidades.

O BPP, viabilizado por parcerias com as prefeituras, foi criado com o objetivo de promover a geração de emprego e renda, oferecendo capacitação para que os participantes possam gerir adequadamente suas iniciativas por meio da plataforma online batizada de Escola do Empreendedor Paulista. Desde que foi criado, já emprestou quase R$ 2 bilhões, em mais de 452,6 mil operações. Este ano já foram R$ 54,4 milhões, em 7 mil contratos.

A unidade de Bom Sucesso, que conta com R$ 100 mil em recursos, fica na rua Gregório Brizola, 70 (Paço Municipal); a de Campina, com mesmo valor para empréstimos, na rua Pedro Gomes, 141 (Fundo de Solidariedade); e a de Guapiara, que tem R$ 200 mil, na rua Egídio Seabra do Amaral, 260 (Prefeitura), todas nos respectivos bairros do Centro. Pela ordem, as agentes de crédito à disposição dos interessados são Tany Gabrieli, Elaine Cristina Galdini Lisboa e Estefani Aparecida.

As cerimônias
Todas as cerimônias de inauguração contaram com a presença do secretário Cícero Martinha da Silva (Martinha), do diretor-executivo do BPP, Alan Cortez, do diretor-regional da SERT em Sorocaba, Everson Luis da Silva, do deputado federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da Força), de autoridades locais e regionais.

Em Campina, o prefeito Gil Vicente de Oliveira foi o anfitrião, acompanhado do vice Jacy Machado, do presidente da Câmara Marcelo Machado, vereadores e secretário municipais.

Em Bom Sucesso, Luiz Humberto de Campos e o vice Edson Antonio Ribeiro. Também compareceram o presidente da Câmara Alexandre Luiz Berto, o coordenador-geral de Administração Dinarte Antunes Ramos, o chefe de Gabinete Luiz Carlos Fernandes, outros membros do Legislativo e Executivo, além do presidente da Comissão Municipal de Emprego, Maciel Vicente.

Em Guapiara, a prefeita Jusmara Passaro, o vice João Carlos e o presidente da Câmara Alexandre Martins, bem como outros vereadores, marcaram presença. Antes de iniciada a cerimônia, ela pediu um minuto de silêncio em memória do médico Juan Murilo Mercado, falecido naquela noite.

Os prefeitos foram unânimes em destacar a importância da implantação do BPP, já que estão à frente de municípios pequenos de características rurais muito afetados pelo desemprego, especialmente nos últimos anos.

“O BPP é muito importante num contexto em que a crise econômica já fez 14 milhões de desempregados. O maior problema para quem quer começar um negócio são os juros altos das instituições financeiras convencionais, sendo que os do programa são baixíssimos”, afirmou Paulinho.

Já o secretário do Emprego ressaltou a “função social fundamental” do BPP. “Ele contribui para o crescimento econômico da família, da cidade, da comunidade. O ideal é justamente atuar pelo desenvolvimento nas regiões para as pessoas não terem de se deslocar para os grandes centros. Trabalhamos para que nossos filhos, ou pelo menos nossos netos consigam o Brasil dos nossos sonhos. Que a gente deixe pelo menos a sementinha plantada”, concluiu.

A vice-prefeita de Buri, Maria de Fátima Pinto, presente a um dos eventos, entregou ao secretário solicitação para formação de uma turma do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) na cidade. Diante de outros pedidos de programas nos três municípios visitados, a SERT ficou de avaliar a disponibilidade de recursos para atendimento às demandas.

Saiba mais sobre o BPP em www.bancodopovo.sp.gov.br.

Assessoria de Comunicação/SERT
Texto e fotos:
Adriana Rota

*confira mais imagens em:
Bom Sucesso – https://bit.ly/2t81JIR
Campina – https://bit.ly/2M4aoDt