Banco do Povo Paulista inicia operações em Palestina, Pedranópolis e Marinópolis

Região de São José do Rio Preto passa a ter 75 unidades do programa. Objetivo da Secretaria é levar o Banco aos 645 municípios paulistas

São Paulo, 29 de abril de 2014 – Presença em 528 municípios. Esse foi o marco atingido do Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), ao fim da caravana de inaugurações nesta segunda-feira (28), na região de São José do Rio Preto. A cidade de Palestina terá linha inicial de crédito de R$ 150 mil. Em Pedranópolis e Marinópolis, as operações começam com R$ 100 mil.  Com as implantações, Rio Preto passa a ter 75 unidades do BPP. A região receberá mais uma unidade do BPP ainda neste mês, que será instalada em Catiguá, dia 29.

Gerenciado pela SERT, o BPP, maior programa estadual de microcrédito do País, pratica a menor taxa real de juros do país: 0,35% mensais. As linhas de crédito disponíveis aos microempreendedores variam entre R$200 e R$ 20 mil, e podem ser pagas em até 36 meses.

Para o secretário Morais, as novas agências do Banco do Povo Paulista na região de Rio Preto reafirmam o compromisso do governador Geraldo Alckmin em fomentar o crescimento econômico paulista. “O incentivo ao microempreendedorismo é uma das políticas públicas de trabalho e renda mais eficazes que conhecemos. O Banco do Povo Paulista se enquadra nessa categoria, pois muda a vida das pessoas. Por isso, temos a incumbência do Governo do Estado de, ainda neste ano, levá-lo aos 645 municípios de São Paulo”.

“O Banco do Povo Paulista é um dos benefícios mais importantes que os prefeitos conseguem trazer para suas cidades, porque esse programa estimula o crescimento regional. Com juros de 0,35% mensais, o trabalhador que deseja se tornar dono do próprio negócio tem chances de começar seu microempreendimento, sem taxas desnecessárias e com dinheiro acessível, que pode ser pago em até três anos”, afirmou o diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça.

Inaugurações

A primeira cidade a receber o Banco do Povo Paulista na caravana realizada em São José do Rio Preto foi Palestina, por volta das 10h. A implantação contou com o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais; o secretário-adjunto da pasta, Eufrozino Pereira; o diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça; o prefeito, Fernando Luiz Semedo; a primeira-dama, Denise de Toledo Semedo; o vice-prefeito, Reinaldo Aparecido da Cunha; e o presidente da Câmara, Sandro Bernardes. O diretor regional da SERT, Francisco Marques, o gestor do Banco do Povo Paulista, Fábio Cortez; o agente de crédito, Arnaldo Trindade; e diversos munícipes e autoridades da região participaram do evento.

A implantação do Banco em Pedranópolis ocorreu por volta das 14h. Além da presença de moradores e autoridades da região, a inauguração da nova agência do BPP reuniu, além de Morais, Mendonça, Pereira e Marques, o prefeito da cidade, José Roberto Martins; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Valéria Aparecida Marques Martins; o vice, Belizário Donato; e o presidente da Câmara, Antonio Ferreira dos Santos. Os colaboradores da nova agência do Banco, Sebastião Ferreira da Cruz (gestor) e Pablo Alan Donato Campoy (agente de crédito) participaram da solenidade.

No fim do dia, por volta das 16h30, a cidade de Marinópolis foi contemplada com a unidade número 528 do Banco do Povo Paulista. Além da equipe da SERT, dos secretários da pasta, Tadeu Morais e Eufrozino Pereira; e do diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça; prestigiaram a solenidade o prefeito Jarbas de Lima Júnior; a primeira-dama, Maria de Lourdes Marin; a vice-prefeita, Sonia Bortolotti e o presidente da Câmara, Evaldo Ribeiro. Moradores e autoridades da região participaram do descerramento da placa inaugural e da abertura da agência, ao lado do gestor do convênio, José Aparecido Trevizol, e da agente de crédito, Juliana dos Santos Silva.

Confira os endereços das novas unidades do Banco do Povo Paulista:

BPP Palestina

Linha de crédito inicial: R$ 150 mil

Local: Praça São João, 190 – Centro

Veja aqui o álbum desta inauguração.

BPP Pedranópolis

Linha de crédito inicial: R$ 100 mil

Local: Rua Antonio da Cruz, 485 – Centro

Confira aqui as imagens.

BPP Marinópolis

Linha de crédito inicial: R$ 100 mil

Local: Rua São Paulo, 510 – Centro

Acesse neste link o álbum.

Sobre o Banco do Povo Paulista

Em 15 anos de atuação, o BPP beneficiou aproximadamente 345 mil famílias em todo o Estado. As linhas de crédito do BPP variam de R$ 200 a R$ 20 mil (pessoas físicas e jurídicas) e podem ser pagas em até 36 meses. O BPP tem juros mensais de 0,35%, a menor taxa do Brasil.

Produtores rurais, mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), motofretistas e taxistas também têm linhas especiais de crédito através do Banco. A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores, 0,35% mensais.

Para conferir a relação completa de endereços das agências, acesse: www.bancodopovo.sp.gov.br .

Silvana Chaves

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho