Banco do Povo Paulista qualifica empreendedores de todo o país

Escola do Empreendedor Paulista oferece cursos gratuitos de gesta de micronegócios

Atualmente o Brasil não passa por um bom momento. Diariamente, os jornais estampam notícias negativas sobre a situação econômica do país. Inevitavelmente, a taxa de desemprego aumenta. Segundo os indicadores do IBGE, a taxa de desemprego chegou a 8,3%, a pior dos últimos três anos. Em consequência disso, alternativas de geração de renda informais são desenvolvidas por meio do empreendedorismo.

No Brasil, três a cada dez pessoas entre 18 e 65 anos estão envolvidas em um negócio próprio. Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo  Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Preocupada em preparar o cidadão a desenvolver seu próprio negócio, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho promove a Escola do Empreendedor Paulista (EEP). Gerenciada pelo Banco do Povo Paulista (BPP), em parceria com a Fundação Padre Anchieta; a ação é destinada a microempreendedores urbanos e rurais, formais e informais, clientes ou não do banco, e demais interessados.

A EEP possibilita que empreendedores de todo o país recebam noções básicas de como gerir seu empreendimento, potencializando o uso do microcrédito produtivo, orientado para o desenvolvimento de suas atividades produtivas .

“O grande diferencial da Escola do Empreendedor é a forma simples em que são abordados todos os temas”, afirma o secretário da SERT, José Luiz Ribeiro. “Os cursos ensinam como evitar as armadilhas do mercado que acabam prejudicando o pequeno empreendedor”, completa.

Os interessados podem se matricular gratuitamente pelo site www.escoladoempreendedor.sp.gov.br/. No portal, o cidadão tem acesso aos 10 módulos do curso, podendo fazer o download do “Gibi do Empreendedor”, se divertir com os jogos educativos disponíveis e ver depoimentos de outros empreendedores que participaram da EPP.

Desde 2012, quando fora criada a EEP, o site recebeu mais de 119 mil acessos, com um total de 97.845 pessoas matriculadas. Destas, 48.084 receberam o certificado de conclusão do curso. Só neste ano, cerca de quatro mil pessoas completaram as dez aulas oferecidas no portal.

Confira as 10 aulas oferecidas pela Escola do Empreendedor Paulista:

Curso 01 – Empreendedorismo na Prática
Curso 02 – Atendimento ao Cliente
Curso 03 – Consumidor e Fornecedor
Curso 04 – Ações de Marketing
Curso 05 – Formalização
Curso 06 – Formação de Preços
Curso 07 – Vendas e Ganhos
Curso 08 – Gestão Financeira
Curso 09 – Higiene e Segurança
Curso 10 – Sustentabilidade e Comunidade

Gabriel Ribeiro de Luna
Assessoria de Imprensa
Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho