Banco do Povo Paulista reúne gestores da região de Presidente Prudente

Cerca de 40 pessoas participaram do evento; mais cinco encontros estão previstos

Presidente Prudente, 24 de abril de 2014 – Durante a manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais, o diretor-executivo do Banco do Povo Paulista (BPP), Antonio Mendonça, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente, Aristeu Penalva, participaram do Encontro Regional de gestores do BPP. O evento reuniu cerca de 40 pessoas no Centro Cultural Matarazzo.

Parte do cronograma do BPP para 2014, este foi o quinto encontro de onze programados até a primeira quinzena de maio.

Para o secretário Morais, o objetivo dos encontros é melhorar o atendimento oferecido ao microempreendedor. “O encontro foi criado para incentivar os gestores na divulgação das linhas de crédito do BPP”, afirmou.

“Com a menor taxa de juros do país, apenas 0,35% ao mês, o BPP possibilita ao microempreendedor abrir ou ampliar seu negócio. Quando um novo empreendimento surge automaticamente dois novos empregos, no mínimo, são criados”, disse Morais.

De acordo com Mendonça, os encontros “são parte de um esforço da SERT (Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho) para fortalecer o relacionamento com as prefeituras. Queremos que o gestor entenda seu papel como cidadão, na unidade e fora dela”.

Calendário dos próximos encontros

Data   Horário Região         Local
24/4   9h        Araçatuba    Sec. Desenvolvimento Econômico – Rua Gonçalves Ledo, 800
25/4   9h        Bauru           Casa do Advogado – Avenida Nações Unidas, 30-30
6/5     9h          SJC             Sebrae – Rua Humaitá, 227
7/5     9h         Campinas    Sindicato dos Frentistas – Rua Regente Feijó, 95/99
8/5    9h          Capital         SERT – Rua Boa Vista, 170
9/5    9h          Sorocaba     Uniten – Avenida General Carneiro,184

R$ 1,3 bilhão emprestado, em 345 mil operações
O BPP, maior programa de microcrédito produtivo do país, emprestou mais de R$ 52,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. Crescimento de 46,7% no comparativo com o mesmo período de 2013. Em março, foram R$ 22,9 milhões concedidos.
Prestes a completar 16 anos, o BPP oferece linhas de crédito que variam de R$ 200 e R$ 20 mil, que podem ser quitadas em até 36 parcelas. A taxa de juros mensal de 0,35% é a menor do país. Não há taxas adicionais. Depois de ter o cadastro aprovado, o empreendedor recebe o recurso em até 72 horas. Atualmente, são 523 cidades atendidas.
Podem solicitar empréstimos pessoas físicas ou jurídicas (ou seja, os informais também podem se beneficiar) desde que não ultrapassem faturamento mensal de R$ 30 mil. Trata-se de crédito para fins produtivos. O BPP não faz empréstimo para consumo.

Confira relação completa de agências, no site: www.bancodopovo.sp.gov.br .

Veja a galeria de fotos em nossa página no Flickr.

Silvana Chaves
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho