Banco do Povo Paulista reúne gestores em Araçatuba

Cerca de 40 pessoas participaram do evento; secretário estadual do Emprego fala sobre importância do microempreendedorismo

Araçatuba, 24 de abril de 2014 – Na manhã desta quinta-feira (24), o Banco do Povo Paulista (BPP) reuniu 35 gestores de 24 municípios da região de Araçatuba. O encontro regional foi realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade. A ação faz parte do cronograma do BPP para 2014. Este foi o sexto encontro de onze programados até a primeira quinzena de maio.

Participaram do evento, o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais, o diretor-executivo do Banco do Povo Paulista, Antonio Mendonça, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Araçatuba, Carlos Antonio Farias de Souza.

“Sabemos da importância do BPP para o fortalecimento e aquecimento da economia local. A taxa de juros de 0,35% mensais incentivou ainda mais o microempreendedor de todo o estado, tanto que tivemos um crescimento de 60% no volume emprestado desde que o governador Geraldo Alckmin anunciou a redução dos juros, em fevereiro”, afirmou o secretário Morais. “O objetivo é que toda a cidade de São Paulo conte com uma agência do Banco”, completou.

Para Mendonça, é essencial que os gestores municipais das unidades entendam o seu papel social no desenvolvimento do trabalho. “Nosso objetivo com os encontros regionais é fazer com que os gestores, agentes de crédito, poder municipal e a própria secretaria trabalhem de forma equilibrada. O gestor do Banco do Povo Paulista é o indutor do crescimento local, aquele que estimula o empreendedorismo em sua região”.

Calendário dos próximos encontros

Data   Horário Região       Local

25/4   9h         Bauru        Casa do Advogado – Avenida Nações Unidas, 30-30

6/5   9h           SJC            Sebrae – Rua Humaitá, 227

7/5   9h           Campinas  Sindicato dos Frentistas – Rua Regente Feijó, 95/99

8/5   9h          Capital        SERT  – Rua Boa Vista, 170

9/5   9h          Sorocaba    Uniten – Avenida General Carneiro,184

R$ 1,3 bilhão emprestado, em 345 mil operações

O BPP, maior programa de microcrédito produtivo do país, emprestou mais de R$ 52,9 milhões no primeiro trimestre deste ano. Crescimento de 46,7% no comparativo com o mesmo período de 2013. Em março, foram R$ 22,9 milhões concedidos.
Prestes a completar 16 anos, o BPP oferece linhas de crédito que variam de R$ 200 e R$ 20 mil, que podem ser quitadas em até 36 parcelas. A taxa de juros mensal de 0,35% é a menor do país. Não há taxas adicionais. Depois de ter o cadastro aprovado, o empreendedor recebe o recurso em até 72 horas. Atualmente, são 523 cidades atendidas.
Podem solicitar empréstimos pessoas físicas ou jurídicas (ou seja, os informais também podem se beneficiar) desde que não ultrapassem faturamento mensal de R$ 30 mil. Trata-se de crédito para fins produtivos. O BPP não faz empréstimo para consumo.

Confira relação completa de agências, no site www.bancodopovo.sp.gov.br .

Acesse a galeria de fotos do evento neste link.

Silvana Chaves

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho