Banco do Povo reúne cerca de 300 pessoas em aniversário de 20 anos

São Paulo, 28 de novembro de 2018 – O Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT), realizou na tarde desta quarta-feira (28 de novembro) cerimônia em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, na sede da Pasta. Compareceram cerca de 300 pessoas, dentre autoridades, gestores e agentes de crédito, além de servidores.

Compuseram a mesa o chefe de Gabinete da SERT, Pedro Nepomuceno, o diretor-executivo do BPP, Alan Cortez, o deputado estadual Itamar Borges, a superintendente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, Elisa Kanashiro, o prefeito de Nova Luzitânia, Edcarlos Pereira Campos, representando os demais, e o ex-titular da SERT, José Luiz Ribeiro.

Cortez falou da satisfação em receber aqueles que “têm ajudado milhares de cidadãos a conquistar independência financeira e a construir seus próprios negócios”. “São 20 anos de um árduo trabalho. Sabemos que não foi fácil chegarmos até aqui e que ainda há um caminho enorme a ser percorrido. Mesmo assim, temos muito a comemorar.”

Ele também mencionou que há pouco mais de um mês, em 17 de outubro, o governador Márcio França assinou a ampliação da linha de crédito para motofretistas e mototaxistas. “O valor, que antes era limitado a R$ 6 mil, passou a R$ 15 mil, ou seja, profissionais da área agora podem comprar seus equipamentos e financiar até 100% do bem.”

“Conseguimos ainda, com a ajuda dos secretários Zé Luiz e Cícero Firmino da Silva (Martinha), depois de quase cinco anos de luta, retomar o texto antigo do convênio que foi vigente até 2014, quando foi alterado e uma cláusula prejudicial aos municípios foi inserida. Agora fica o justo: o prejuízo da Prefeitura para a Prefeitura, e do Estado para o Estado”, complementou.

Zé Luiz destacou que o BPP foi um dos primeiros fundos a migrar para a Desenvolve SP, o que teria resultado em uma economia de até R$ 8 milhões para a SERT. Falou, também, da diferença do programa nas vidas dos beneficiados. “O Brasil viveu de 2014 a 2018 a pior crise do emprego. Ao mesmo tempo em que as pessoas perdiam o emprego, nós tínhamos uma solução, o Banco do Povo. Foram milhões de reais emprestados e milhares de cidadãos e cidadãs que saíram da linha da pobreza, da miséria, para se tornarem empreendedores.”

Na mesma linha do ex-secretário, Borges ressaltou a importância dos gestores e agentes de crédito como realizadores de sonhos e transformadores de vidas. “Tenho o BPP no meu coração, na minha trajetória e no meu mandato”, afirmou, emendando que quando foi prefeito por três mandatos em Santa Fé do Sul, sempre estimulou e valorizou o trabalho do programa. O deputado comentou, ainda, de seu esforço por meio de Projetos de Lei em conseguir uma padronização das agências como ação do Estado e na desburocratização do pagamento de bônus para os agentes, bem como na instituição de um salário-base mínimo para os servidores.

Em sua fala, Nepomuceno elogiou as atuações das demais autoridades em prol da evolução do BPP, bem como dos servidores da Pasta. Falou da importância da superação de mágoas e rancores decorrentes do processo eleitoral recente e da torcida para que os avanços sejam mantidos. “Estou muito orgulhoso da minha equipe, de todos os secretários que passaram por aqui, levaram as políticas públicas a quem precisa, tiraram as pessoas da vulnerabilidade”. “Agradeço a cada agente, cada amigo, cada colega. Deixamos um legado”, concluiu.

Homenagens
Na ocasião, foram presenteados com um troféu os membros da mesa, além de representantes da primeira unidade do Banco, do município de Presidente Prudente; a com menor inadimplência, São Bento de Sapucaí; os municípios com maior produção por indicador populacional em 2018, empatados, Parisi e Santa Cruz da Conceição; e a agência de maior destaque, São Paulo/Capital.

Também foram lembradas pessoas consideradas importantes para o crescimento e desenvolvimento do programa ao longo de seus 20 anos, componentes do Comitê de Crédito Operacional, equipes de Bonificação, Controladoria, Treinamento, Convênios, Suporte e Administrativo.

Veja todas as fotos do evento em: https://bit.ly/2AEgPZN

Sobre o BPP
O BPP é o programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da SERT, em parceria com as prefeituras, para promover a geração de emprego e renda. Presente em 563 municípios, soma mais de R$ 2 bilhões em 460 mil empréstimos concedidos desde 22 de setembro de 1998, quando foi instituído. Atualmente há 655 agentes de crédito atuando nas unidades (saiba mais: www.bancodopovo.sp.gov.br)