BPP atinge R$ 84 milhões em empréstimos em 2017

Números são referentes aos seis primeiros meses do ano em todo o Estado

O Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito estadual gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), emprestou R$ 84.5 milhões para microempreendedores de todo o Estado no primeiro semestre deste ano. No total, foram 13.131 operações realizadas no período.

Com a menor taxa de juros do mercado (0,35%/mês), o BPP é uma alternativa para quem busca uma nova fonte de renda. Presente em 541 municípios, o Banco do Povo possui mais de 437 mil clientes, com a marca de R$ 1,8 bi em empréstimos desde sua fundação em 1997.

Em comparativo com o primeiro semestre de 2016, quando as agências emprestaram mais de R$ 80,4 mi, houve crescimento de 5,1%. “Com o aumento do desemprego apontado no ano de 2016 e queda na produção, com o PIB em queda de 3,6%, a população em geral ficou mais contida quanto à tomada de crédito no mercado, seja para o crédito pessoal ou produtivo”, explica o diretor-executivo do BPP, Marcos Wolff. “Com ajustes realizados na estrutura do BPP e a confiança do mercado sendo retomado, foi possível obter crescimento nas concessões de empréstimos no primeiro semestre de 2017”, completa.

Para que esse crescimento sustentável, com aumento de empréstimos e queda na inadimplência, continue nos próximos anos, o BPP ampliará a política de treinamento dos agentes de crédito adotada desde 2016. “Estamos procurando parcerias com outras entidades, como por exemplo, a Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo e a ONG americana Water.Org que já estão em processos de negociações”, afirma Wolff.

“No momento de crise em que estamos passando, é fundamental que a SERT estimule o empreendedorismo no Estado”, afirma o secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro.

Mais sobre o BPP

O BPP oferece financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, para capital de giro e investimento fixo, como forma de viabilizar o desenvolvimento social e econômico local. Os empréstimos variam de R$ 200 a R$ 20 mil.

Além das ações para micros e pequenos negócios, o BPP disponibiliza linhas de crédito especiais para motofretistas, taxistas e produtores rurais.

– Motofretistas
Os motofretistas, podem se beneficiar com até R$ 6 mil para compra de novas motocicletas ou de equipamentos para atender à nova regulamentação do Denatran.

– Taxistas
Profissionais desse setor podem solicitar até R$ 7,5 mil e quitar as parcelas em até 24 meses.

Para conferir a relação completa de endereços das agências, acesse www.bancodopovo.sp.gov.br.