Caravana da Inclusão será em Mogi Mirim, nesta sexta

O Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (PADEF/SERT) participa mais uma vez da sexta edição da Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, que ocorre amanhã (7 de agosto), em Mogi Mirim.

Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e diversos apoiadores, o foco da caravana deste ano é a prevenção e o enfrentamento à violência contra pessoas com deficiência.

caravana cidadania

Funcionários do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) local também fazem parte da caravana. Durante o evento, os visitantes podem aproveitar para se cadastrar nas oportunidades de emprego, bem como fazer suas Carteiras de Trabalho – primeira e segunda vias, a partir dos 14 anos de idade, caso ainda não possuam. Os interessados devem levar RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e uma foto 3×4.

Também serão prestadas orientações sobre o mercado de trabalho e a Lei de Cotas, que recentemente completou 24 anos e determina, em seu artigo 93, que empresas com cem funcionários ou mais reservem entre 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência ou beneficiários reabilitados pelo INSS.

De acordo com os dados do censo do IBGE 2010, em Mogi Mirim há mais de 17,3 mil pessoas com algum tipo de deficiência. No Estado, elas superam os 9,3 milhões. No País, há quase 46 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (23,9% da população).

O cálculo do PADEF é que, tirando-se dos totais os menores de 16 anos – que ainda não entram no mercado pela lei, os maiores de 60 e os que têm deficiências que não se enquadram nessa legislação, o número de trabalhadores com deficiências disponíveis para o mercado geralmente cai pela metade. Ou seja, em Mogi Mirim haveria pelo menos 8,6 mil aptos a trabalhar.

“O evento é uma forma de conscientizar empregadores e candidatos sobre os ganhos que todos podem ter com a contratação de pessoas com deficiência. De janeiro a junho deste ano, tivemos apenas dois colocados na região de Mogi, num total de 13 encaminhamentos para 13 vagas. É muito pouco, precisamos e podemos melhorar esses ingressos”, afirma a supervisora do PADEF, Marinalva Cruz. O programa existe há 20 anos, período em que quase 15,5 mil pessoas conseguiram emprego por intermédio dele.

Mais sobre a caravana
Iniciada em abril, ela já passou por Socorro, Boraceia, Santa Fé do Sul, Franca e Guaratinguetá. A programação segue até o final do ano, totalizando 13 municípios. O evento costuma contar com desfile de moda inclusiva, apresentação artística, palestras, encontro sobre violência e apresentação dos principais projetos da secretaria organizadora.

Agenda – outras cidades
28/8 – Boituva
11/9 – Santa Cruz do Rio Pardo
25/9 – Ilhabela
23/10 – Cajati
6/11 – Dracena
27/11 – Presidente Epitácio
11/12 – Valinhos

Serviço:
6ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania – Mogi Mirim
Data: 7 de agosto, sexta
Horário: das 8h30 às 17h
Local: Serviço de Reabilitação Lucy Montoro
Rua Pedro Simoso, 249, Saúde

Adriana Rota
Comunicação/SERT