CEE promove fórum de empregabilidade em Piracicaba

Cenário atual do emprego foi discutido no encontro

São Paulo, 19 de maio de 2015 – Mais de 70 pessoas prestigiaram a palestra promovida pela Comissão Estadual de Emprego (CEE), ação coordenada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), na manhã desta terça-feira (19). Ministrado pelo coordenador de atendimento técnico do DIEESE, Airton dos Santos, o fórum abordou a situação do mercado de trabalho no Brasil, além de detalhes sobre o desenvolvimento do emprego no estado de São Paulo.

Presente no evento, o secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, salientou os trabalhos realizados pela SERT para ajudar o trabalhador no momento atual. “Frequentemente temos realizado encontros com os diretores regionais para que as demandas de cada município sejam atendidas da melhor forma possível”, disse. “Vivemos um momento de crise e quem sofre mais com isso é São Paulo. Temos que trabalhar para mudar esta situação”.

O fórum, ocorrido no SENAC Piracicaba, também contou com a presença do secretário adjunto do Emprego e presidente da CEE, Eufrozino Pereira, do prefeito local, Gabriel Ferrato, do coordenador de operações da SERT, Helder Bovo, do diretor executivo do Banco do Povo Paulista, Marcos Wolff, do coordenador de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno, da supervisora da CEE, Sílvia Inês, e do diretor regional de Piracicaba, Evandro Evangelista, que conduziu a solenidade, entre outras autoridades da região.

“O desemprego é um problema mundial”, afirmou Pereira. “É muito importante que a gente se una para ajudar a resolver estas questões. Nepomuceno ressaltou a função da SERT neste momento. “Temos um papel importante de ajudar o trabalhador a entrar no mercado de trabalho, seja pelos programas de qualificação, pela intermediação de mão de obra ou pelo empreendedorismo, com o BPP”.

Para Ferrato, “essa é uma oportunidade para que a discussão alcance outros patamares. Só existe uma solução para o desemprego no mundo: o crescimento da economia. Temos que avançar nessa discussão”.

No encontro, também foi anunciado que Piracicaba receberá 200 vagas para a Escola do Empreendedor Paulista.

Mais sobre a CEE

Organizadas de forma tripartite (governo, trabalhadores e empregadores), a CME é responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas de emprego, geração de renda e qualificação profissional.

A Comissão reúne-se periodicamente com o intuito de buscar soluções coletivas para o desemprego no Estado de São Paulo

Gabriel Ribeiro de Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho