Cidades de São Paulo recebem unidade móvel do Banco do Povo

Cinco cidades do Estado de São Paulo vão receber, do dia 05 ao dia 08 de dezembro, as unidades móveis do Banco do Povo Paulista. Os atendimentos serão realizados das 9hs às 16hs nas cidades de Cubatão, Franca, Marília, Praia Grande e São José do Rio Preto.  Com uma estrutura semelhante a das unidades físicas, as unidades móveis, disponibilizadas pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo têm como objetivo aproximar o crédito produtivo dos empreendedores. Confira abaixo os dias e locais de atendimento e o valor disponível para empréstimos.

“Nossa ideia é promover uma oferta de crédito para os empreendedores em locais de mais fácil acesso. Hoje o Banco do Povo possui a melhor taxa do país”, afirma o Secretário do Emprego, Davi Zaia.

Quem preferir pode solicitar seu crédito diretamente nas unidades fixas do BPP. No total, serão 5 veículos, equipados para realizar empréstimos da mesma maneira que a sede realiza, que estarão em 17 cidades de todo Estado.

Veja o valor disponível para crédito, datas e locais do atendimento do BPP na sua cidade:

Cidade Valor disponível Data Local de atendimento
Cubatão R$129 mil 07/12 Praça Matriz – Centro
08/12 Estacionamento do Supermercado Extra – Jd. Casqueiro
Franca R$654 mil 05/12 R. Ouvidor Freire – 1899 – Praça Nove de Julho
06, 07 e 08/12 Praça do Correio Central
Marília R$879 mil 05 a 08/12 Estacionamento do Supermercado Kawakami Norte, na Rua Tomás Alcalde, 1220, Palmital
Praia Grande R$840 mil 05/12 Av. Presidente Costa e Silva – Boqueirão
06/12 Av. Doutor Vicente de Carvalho – Bairro Ocian
São José do Rio Preto R$314 mil 05 a 08/12 Calçadão Bernardino de Campos com Siqueira Campos

Endereço das unidades fixas do Banco do Povo:

Cubatão Rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, 41 – Vila Paulista
Franca Rua Campos Sales, 1441 – Centro
Marília Rua Olavo Bilac, 359 – São Miguel
Praia Grande Avenida Ministro Freire, 6650 – Jardim Quietude
São José do Rio Preto Avenida Alberto Andalo, 2961- Centro

Novidades na taxa de juros e limite de crédito

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) anunciou, na quarta-feira (09/11), no salão dos despachos do Palácio dos Bandeirantes, a redução da taxa de juros do Banco do Povo Paulista (BPP), de 0,7% para 0,5% ao mês, o que o torna o banco que possui a menor taxa de crédito para microempreendedores do País. Além disso, Alckmin anunciou um aumento de 100% no limite de crédito, passando de R$ 7.500 para R$ 15.000.

Para o secretário de emprego do Estado de São Paulo, Davi Zaia, a redução das taxas e aumento do crédito foi um grande prêmio aos empreendedores paulistas. “Vivemos um ótimo momento no Estado. Por meio do Banco emprestamos mais de R$820 milhões e são essas pessoas que ajudam a impulsionar nosso crescimento econômico. Desde o início do ano o governador Geraldo Alckmin investe pesado no Banco do Povo. No primeiro semestre disponibilizamos crédito recorde de R$120 milhões para empréstimos, lançamos os cursos de empreendedorismo, além de inaugurarmos 15 novas unidades, chegando a 476 no Estado”, diz Zaia, que lembra ainda que o objetivo é de instalar unidades em 100% do Estado.

No mesmo dia, o governador também inaugurou o 5º Mutirão do Microcrédito do BPP, cuja meta é realizar quatro mil empréstimos em todo o Estado até o final de novembro. A iniciativa, que vai acontecer durante o mês de novembro, traz três novidades, além da taxa de juros de 0,5% ao mês e do novo limite de crédito, o programa coloca a disposição da população unidades móveis do Banco do Povo. “Serão 5 veículos, cada um com uma equipe de agentes de crédito, totalmente identificados e capacitados que percorrerão as regiões administrativas do Estado levando às pessoas o microcrédito de uma maneira mais fácil e rápida”, explica o diretor do Banco, Antonio Mendonça.

Com o objetivo de beneficiar o micro e pequeno empreendedor e ajudar na expansão de seus negócios, o Mutirão do Microcrédito estará presente, para concessão de empréstimos, em todas as 476 unidades dos 461 municípios que são atendidos pelo Banco do Povo.

Todo o processo para solicitação de empréstimo no Banco do Povo Paulista pode ser feito pela internet. Por meio de um sistema online, o próprio empreendedor poderá fazer sua solicitação de crédito. A análise do processo também será realizada eletronicamente, o que agilizará o acesso às linhas de crédito disponibilizadas pelo BPP. Para quem não tem acesso à internet ou prefere o atendimento presencial, é só comparecer a uma das 476 unidades do Banco do Povo para ser atendido por um agente de crédito. Confira os endereços no site www.emprego.sp.gov.br

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia; do secretário adjunto do Emprego, Rogério Barreto e do diretor executivo do Banco do Povo, Antonio Mendonça, além de diversos prefeitos e autoridades.

Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em parceria com as prefeituras municipais.

Criado em 1998, o BPP concede empréstimos a pequenos empreendedores como motoristas, comerciantes, costureiras e cabeleireiras, a uma taxa mensal de juros de apenas 0,5%.  Desde que foi criado, o BPP concedeu mais de R$ 820 milhões em empréstimos, por meio de 256,3 mil operações.

Com o objetivo de promover a geração de emprego e renda no Estado, o BPP é o maior programa estadual de microcrédito do País, com taxa atual de inadimplência de apenas 1,9%.

Os recursos utilizados são provenientes do Governo de São Paulo (90%) e das prefeituras parceiras (10%), tendo como agente financeiro o Banco do Brasil.