Diversão e cidadania marcam o sábado no bairro do Jaraguá

Posto de Atendimento ao trabalhador (PAT) de Jaraguá prestou serviços durante o evento

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) participou neste sábado (4), da inauguração do Cineco do Centro de Integração e Cidadania Oeste (CIC). O Cineco é uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, em parceria com a ONG Educare, que tem o objetivo de auxiliar na educação e levar cultura a população da capital.

Diversão, educação, cidadania e muita alegria não faltaram aos moradores do Jaraguá. Os participantes do evento contaram com diversas atrações gratuitas, disponibilizadas pelo Estado, como apresentações culturais de música e teatro, massagens, cortes de cabelos, puderam fazer exames de vista e também regularizar pendências com o Procon e receber orientação jurídica.

A SERT, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, localizado dentro do CIC, disponibilizou os serviços de emissão de carteira de trabalho e cadastro de candidatos no programa Emprega São Paulo/Mais Emprego. Muitos aproveitaram para se divertir e também para procurar por trabalho. “Eu vim aqui hoje ver a apresentação de teatro e aproveitei para me cadastrar nas vagas de emprego, estou desempregada há 6 meses e soube que poderia encontrar uma vaga aqui, já me cadastrei e agora é só esperar, tenho esperança”, afirma Aline Silva, 19 anos, moradora do bairro do Jaraguá desde pequena.

19250526210_965f5b578a_o

Consciente da necessidade de atender as regiões mais afastadas da cidade, a SERT busca parcerias para levar cada vez mais emprego e inclusão social.  “Fechamos parceria com o shopping Cantareira, que está sendo construído aqui ao lado, nós que cadastraremos e encaminharemos os trabalhadores para lá. É uma grande conquista para nós do PAT e também para os moradores do Jaraguá”, conta o supervisor do PAT, Paulo Miguel.

Edilaine Daniel, diretora do CIC relatou a imensa satisfação de levar alegria e assistência à população do bairro. “Isso aqui é uma realização pessoal. É gratificante ver a quantidade de pessoas que vieram aqui hoje e ver todo mundo feliz e sorrindo, é emocionante. A região é carente e necessitada de ações como essa, aqui, além de diversão, as pessoas se conscientizam da importância de um emprego, da educação  e também da formação cultural”, diz emocionada.

A inauguração também foi acompanhada pelo diretor regional da capital, Sidnei Silva, que ressaltou a importância de beneficiar as pessoas com os diversos programas da SERT. “Nós sempre buscamos fechar parcerias com as empresas para levar cada vez mais emprego e assistência a população, ações como essas precisam ser feitas, parcerias precisam ser fechadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e é isso que nos empenhamos em fazer”, afirma.

Durante o evento, a ansiedade ficou por conta das numerosas crianças presentes, que se divertiram no novo Cineco Jaraguá com a exibição do filme “As aventuras de Bob Esponja 2″. Segundo a diretora do CIC, toda semana serão exibidos novos filmes para estimular e despertar o interesse cultural dos moradores e crianças do bairro.

19441845051_73fab83794_o

O projeto

O Cineco possuí mais de 30 unidades e está presente em 26 munícipios brasileiros. Seu objetivo é auxiliar em processos educacionais e de formação de publico consumidor de bens culturais. A Educare disponibiliza mais de 200 filmes de curta, média e longas metragens, com o intuito de ampliar o conhecimento do público. Sendo todas as exibições totalmente gratuitas.

Mais sobre o CIC

O CIC é um programa do Governo do Estado que leva às regiões mais distantes da cidade diversos serviços públicos essenciais à garantia dos direitos básicos, cidadania e acesso à Justiça.

Nas unidades do CIC a população pode participar ativamente de ações para o desenvolvimento local, por meio de palestras informativas sobre temas diversos, como oficinas culturais, orientações sociais e jurídicas, mediação comunitária de conflitos, reuniões do Conselho Local de Integração da Cidadania e atividades educativas focadas no Programa Estadual de Direitos Humanos.

Ana Silvestre

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)