Em Itápolis, secretário entrega placa por bom desempenho da cidade no Time do Emprego

Ele também se reuniu com autoridades do Executivo e Legislativo local

Itápolis foi terceiro lugar no Estado dentre as cidades com menos de 59 mil habitantes que tiveram melhor desempenho no Time do Emprego em 2014. Na última sexta-feira, o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, não deixou passar a oportunidade de pessoalmente entregar a placa comemorativa desse feito, durante cerimônia realizada no Cine Teatro Municipal.

itápolis 4
“Vi e senti como o prefeito (José Luis Kawachi, Zequinha) ama esta cidade e quer vê-la bonita, desenvolvida, com saúde, educação, bem-estar. Este é um premio histórico, um exemplo para motivar outros prefeitos e cidades. O Helder (Bovo, coordenador de operações da SERT) quer levar o Time a todos os municípios do Estado”, comentou Zé Luiz.

“Dá certo assim: quando o time que joga para vencer. E esse apoio do poder público municipal é muito importante. Junto com os empresários, ele tem aberto as portas e ajudado a melhorar as vidas das pessoas”, completou, citando ainda iniciativas da SERT como o Banco do Povo e a Escola do Emprendedor Paulista, ligada a ele, consideradas essenciais para impulsionar o trabalhador neste momento de crise econômica.

“A pessoa faz um curso, aprende uma profissão e facilita a vida. Gente que não cortava o cabelo, agora está cortando das pessoas da família. O primeiro direito do trabalhador é o emprego. Sem ele, perde dignidade. Por isso o Time: para que as pessoas se unam, criando também um momento de solidariedade. As coisas não estão fáceis, porque os recursos são escassos, mas procuramos fazer o possível. E cada emprego que o Time consegue viabilizar é uma grande vitória.”

itápolis 5
O vice-prefeito Plínio Próspero elogiou empenho das facilitadoras do Time do Emprego, Débora e Daniele, e disse que o esforço de colocar os alunos no mercado tem tido êxito: segundo ele, metade da turma já estava trabalhando antes mesmo do fim do curso. “Vamos correr para ficarmos em primeiro lugar no ranking”, avisou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Émerson Ferreira da Silva, destacou que uma “atitude de futuro” é buscar soluções para, de modo coletivo, fazer uma Itápolis melhor para todos.

Já a presidente da Câmara de Vereadores, Edmércia Micheletti, ressaltou que o Time representa, para os alunos, uma forma de “se melhorar” e que a própria cidade também está buscando isso. “O terceiro lugar mostra que a iniciativa foi para a frente”, comemorou.

A diretora da regional Araraquara da SERT, Alliny Sartori, agradeceu em especial pela colaboração do município com o Estado e a Comissão Municipal de Emprego. Informou, ainda, que está em formação a Comissão Regional.

itápolis 2
O prefeito Zequinha finalizou o evento presenteando o secretário com o livro “Histórias que Não Foram Escritas”, de Orestes Nigro, natural de Itápolis. Destacou a presença de autoridades da região que também marcaram presença e pela dedicação dos participantes do Time do Emprego, “porque sem eles a cidade não estaria ocupando este terceiro lugar.”

Antes da cerimônia, os representantes da SERT e dos poderes Executivo e Legislativo local conversaram sobre as possibilidades de parcerias com o Governo do Estado e programas oferecidos pela Pasta, que são analisados a partir do encaminhamento de ofícios e atendidos à medida que haja recursos disponíveis.

Visita à região

A ida a Itápolis do secretário e outros representantes da SERT foi precedida por uma passagem na Prefeitura de São Carlos (veja texto: http://migre.me/qSsHt) e na Fundação Casa de lá. Foram ouvidas as reivindicações locais e entregues certificados do Time do Emprego.

A visita à região continuou no sábado, num encontro com o prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antonio Fiorentino na 42ª Feira do Bordado, onde a SERT montou um posto de atendimento ao trabalhador. O secretário também esteve em Gavião Peixoto, para conhecer as novas instalações do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), acompanhado pelo prefeito Gustavo Martins Piccolo.

Saiba mais sobre os programas e ações da SERT no endereço  www.emprego.sp.gov.br. Veja mais fotos em www.facebook.com/SERTSP e  www.flickr.com.

Adriana Rota
Assessoria de Comunicação da SERT