Em Marília, Time do Emprego capacita 16 novos facilitadores

Capacitação de facilitadores do Time do Emprego (foto: Paulo Cesar Rocha)

Sete cidades da região são beneficiadas

São Paulo, 23 de outubro de 2014 – Com o objetivo de ampliar a atuação do Programa Time do Emprego no Estado, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) certifica 16 novos facilitadores, a partir das 9h de amanhã (24). O evento reúne autoridades locais e demais convidados no Alves Hotel, localizado na Rua 24 de dezembro, em Marília.

O Time do Emprego orienta e prepara o trabalhador, a partir dos 16 anos, na busca por um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional. O grupo atuará em sete cidades: Cândido Mota, Marília, Garça, Maracaí, Pompéia, Tarumã e Vera Cruz.

“É um programa importante para a colocação ou recolocação do cidadão no mercado de trabalho. Por isso, quanto maior o número de orientadores, melhor”, diz o secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais.

Os facilitadores foram capacitados durante dez dias. Entre as abordagens, dinâmicas motivacionais, comportamento pessoal e profissional, conhecimento sobre material didático e informações sobre o programa.

Resgate da autoestima

A instrutora de informática, Fernanda Guimarães, 32, decidiu se tornar facilitadora para ajudar ao próximo. “Estou apta para auxiliar o cidadão a conquistar seu espaço no mercado de trabalho, além de resgatar a autoestima dessas pessoas”, diz.

Mais sobre o Time do Emprego

Durante os 12 encontros – cada um com duração de três horas -, os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar aptidões e para produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos. Os grupos formados têm até 30 pessoas.

Desde sua implantação, em 2001, mais de 23 mil pessoas passaram pelo programa no Estado. Destes, 12 mil conseguiram colocação profissional.

Dayana Alexandre
Assessoria de Imprensa da SERT