Em Piracicaba, Secretaria do Emprego inicia planejamento para 2014

Maria José discursa durante evento da Comissão Municipal de Emprego (foto:Paulo Cesar Rocha)

Reuniões ocorrem semestralmente; Time do Emprego e intermediação de mão de obra são destaques

Com o objetivo de planejar ações a respeito de capacitação profissional, empregabilidade e geração de renda para o próximo ano na região de Piracicaba, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) promove dois encontros a partir das 09h desta terça-feira (3). Em pauta, o Time do Emprego e o atendimento nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs).

Entre 09h e 11h, são esperados 40 facilitadores (pessoas responsáveis pelos “times”) no Centro Regional local, que fica na Rua Voluntários da Pátria, 529, Centro. “Voltado à recolocação profissional, o Time do Emprego é importante a todos os 30 municípios da nossa regional”, explica Maria José, diretora regional da SERT. “Essa ação objetiva informar o empresariado e, assim, ampliar o leque de inserção de pessoas acima de 16 anos no mercado de trabalho”, emenda.

Na sequência, a partir das 13h, o encontro reúne os profissionais responsáveis pela intermediação de mão de obra na região, inclusive os representantes dos 13 PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador, unidades gerenciadas pela SERT) ativos no perímetro: Araras, Brotas, Capivari, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Gertrudes e São Pedro.

“Com a implantação do setor automobilístico em nossa região, uma constatação é perceptível: as vagas estão superando a demanda em diversos setores. Sendo assim, a integração da equipe dos PATs se faz necessária”, declara Maria José. “Contudo, todas as cidades foram convidadas, inclusive as que não possuem PAT”, finaliza.

Os encontros vêm ocorrendo semestralmente no Centro Regional piracicabano.

Sobre o Time do Emprego

Gerenciado pela SERT, o Time do Emprego objetiva orientar o cidadão, a partir dos 16 anos, na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. O programa forma turmas de até 30 participantes, que funcionam como equipes, trocando experiências e aprendizado.

São 12 encontros – um por semana, com duração de 3 horas cada –  nos quais os facilitadores orientam na redação de currículo, a se vestir para uma entrevista, como destacar qualidades em um processo seletivo, entre outros temas.

Mais sobre os PATs

Os PATs oferecem alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao cidadão na procura por emprego. Aos empregadores, o Posto contribui na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de mão de obra de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego.

Confira a relação completa de endereços e telefone dos Postos no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br

Gabriel de Luna

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)