Em São Paulo, pessoas com deficiência terão mais emprego, afirma secretário estadual

Dia D quer ampliar discussão e número de vagas para as PcDs e reabilitados; 15 cidades de São Paulo devem participar do evento

São Paulo, 07 de maio de 2014 – O número de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho deve aumentar significativamente em 2014. Esta é a previsão do secretário estadual do Emprego, Tadeu Morais. De acordo com o secretário, as várias ações da SERT (Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho), através do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), devem garantir esse aumento. O PADEF registrou no primeiro trimestre deste ano crescimento de 173% no número de PcDs empregadas no estado de São Paulo. “O trabalho é para que a participação seja ainda maior até o final do ano”, garante Morais.

No próximo dia 30 de maio, será realizado o Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. Ação conjunta entre a União e governos estaduais, o evento pretende ampliar as oportunidades para essa parcela da população. O Dia D vai reunir em um mesmo espaço empresas que vão disponibilizar vagas e trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego.

De acordo com Marinalva Cruz, supervisora do PADEF, o objetivo do evento “é mobilizar a sociedade, evidenciar as potencialidades e aproximar as empresas dos serviços do PADEF nos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador) e Poupatempos”. Somente no estado de São Paulo, são 9 milhões de PcDs, sem contar com os reabilitados pelo INSS, também foco da ação.

Cruz afirma que em São Paulo, além da capital, 14 cidades já manifestaram interesse em participar do evento – Americana, Araçatuba, Campinas, Catanduva, Diadema, Ibiúna, Itatiba, Mauá, Marília, Osasco, Praia Grande, Ribeirão Preto, São Bernardo do Campo e Sorocaba. “Vai ser a maior mobilização do Brasil, queremos que o estado seja exemplo para o resto do país”, afirmou.

O Dia D
Além do acesso às vagas de emprego, o Dia D vai oferecer serviços de emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), orientação para elaboração de currículos, orientação referente ao BPC-LOAS (INSS) e programas de aprendizagem para Pessoas com Deficiência (Sistema S), pré-matrícula para cursos do Pronatec, palestras sobre acessibilidade municipal e elaboração de laudo para caracterização da deficiência.

As empresas devem divulgar as vagas disponíveis até o dia 29 de maio no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) local ou na sede do PADEF – Rua Boa Vista, 170 – 1º andar – São Paulo, capital. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

Ainda sem local definido, o Dia D é gratuito e aberto ao público.
Mais informações pelos telefones (11) 3241-7172 / 7196 ou através do e-mail padef@emprego.sp.gov.br.

Cintia Ruiz
Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)