Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência

Criado em 1995, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) objetiva promover a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado. Além da intermediação de mão de obra e captação de vagas, o programa participa e promove eventos eventos que visem ampliar e garantir a inclusão desta parcela da população. De 1995 até outubro de 2014, foram 14,6 mil admissões.

Como participar

Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um dos 251 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Mais de 45 milhões no país

Segundo o censo do IBGE 2010, são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (23,9% da população). No Estado de São Paulo, existem 9,34 milhões de pessoas com deficiência.

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2013 ainda não está separada por estado. Segundo o documento, 357.797 mil pessoas com deficiência têm emprego formal no país.

Serviço

www.empregasaopaulo.sp.gov.br

padef@emprego.sp.gov.br