Encontro de Facilitadores premia municípios no Time do Emprego

O “Encontrão”, como é conhecido, reuniu mais de 300 participantes de todo o estado

“Foram dias de muito trabalho”. As palavras da supervisora do Time do Emprego, Sandra Império, resumem o que aconteceu durante o Encontro Anual de Facilitadores do programa. O evento, que se iniciou na última terça-feira no Hotel Nobile Downtown, reuniu mais de 300 pessoas entre facilitadores e representantes dos municípios.

O programa, gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), tem o objetivo de melhorar a inserção de pessoas no mercado de trabalho por meio de encontros semanais, onde os facilitadores dão orientações sobre a formulação de currículos, postura em entrevistas, entre outras.

Nesta sexta-feira (16), foi realizado o encerramento do “Encontrão”, com a presença do secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, do secretário adjunto do Emprego, Eufrozino Pereira, do chefe de gabinete da SERT, Pedro Nepomuceno, da coordenadora de Políticas de Emprego e Renda, Sara Diego, entre outras autoridades como prefeitos, secretários municipais e diretores regionais.

Entre 2001 e 2017, o Time do Emprego contou com mais de 76 mil participantes em todo o estado, divididos em 3.242 turmas. Destes, mais de 25 mil conseguiram uma inserção no mercado de trabalho graças a ação do programa.

Para mostrar o comprometimento com a causa, Zé Luiz, literalmente, vestiu a camisa em seu discurso: “Sempre tive um carinho especial pelo Time do Emprego”, afirmou. “Quanta gente vocês já ajudaram? Vocês são realizadores de sonhos. São pessoas maravilhosas! Ajudam a mudar a vida das suas cidades. Mais do que isso, mudam o Estado. Vocês dão o coração de vocês!”, exclamou.

Paulinho da Força reconheceu o desempenho dos facilitadores no ano de 2017. “O país passa pela maior crise de sua história. Parabéns a vocês pelo trabalho que vocês fazem”. Nepomuceno ressaltou a importância de se aproveitar as oportunidades. “Quantas pessoas estão esperando por uma chance? O Time do Emprego vem para atender essa demanda. Agradeço a cada um de vocês por serem multiplicadores de esperança”, disse o chefe de gabinete.

Os municípios que cumpriram suas metas em 2017 receberam uma placa especial pelo desempenho obtido. No total, 60 municípios foram premiados.

Atualmente, o Time do Emprego está em mais de 400 cidades, o que mostra o crescimento do programa no Estado. ”Não somos líderes que ficam sentados na cadeira. Nós vamos às cidades para encarar os problemas”, afirmou Sara.

Desempenho de dar orgulho

Entre os municípios premiados no Encontrão, Ribeirão Preto teve grande destaque. Com 23 turmas entre regulares e Fundação Casa, a cidade foi a que teve melhor atuação no Estado. O índice de empregabilidade ultrapassou os 68%, acima da média estadual. “Buscamos vagas junto aos empresários para os participantes do Time do Emprego da nossa cidade”, explicou Márcia Massaro, uma das facilitadoras do programa em Ribeirão Preto.

Confira abaixo os municípios com maior número de turmas realizadas em 2017:

1º LUGAR, COM 23 TURMAS RIBEIRÃO PRETO
2º LUGAR, COM 18 TURMAS SOROCABA
3º LUGAR, COM 15 TURMAS CAPIVARI E

PIRACICABA

4º LUGAR, COM 14 TURMAS CORDEIRÓPOLIS
5º LUGAR, COM 12 TURMAS ITAPETININGA

Adriana Mendes atua junto com Márcia na disseminação do Time do Emprego em Ribeirão Preto e reafirma o papel do programa. “Não estamos lá para encaminhar as pessoas para as vagas, mas fazer com que elas estejam prontas para encarar a vaga da melhor maneira”, disse. “Temos parcerias com o PAT e com a prefeitura, além de ter total liberdade para trabalhar no município”, completou.

Sobre o programa

O Time do Emprego orienta o trabalhador na busca de um trabalho compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. O diferencial do programa é a ajuda mútua existente entre os participantes, a troca de experiência e a procura conjunta por uma oportunidade.

Durante 12 encontros os facilitadores (profissionais responsáveis pela abordagem dos conteúdos) apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, aperfeiçoamento de habilidades, produção de currículos, dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.