Encontro discute participação do jovem no mercado de trabalho

Secretário Tadeu Morais durante evento em Bauru, no ano passado (foto: Paulo Cesar Rocha)

Idealizado pela CME de Bauru, evento acontece amanhã, a partir das 9h

São Paulo, 06 de novembro de 2014 – A participação do jovem brasileiro no mercado de trabalho é menor hoje que em décadas passadas. A análise é do titular da Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), Tadeu Morais, que participa amanhã do evento O Jovem e o Mercado de Trabalho. O encontro, aberto ao público, acontece nesta sexta-feira (07) a partir das 9h, na Praça Rui Barbosa.

Idealizado pela Comissão Municipal do Emprego (CME) de Bauru, este é o segundo evento voltado para o público jovem. O primeiro, sob o tema “Profissões do futuro: você está no jogo?”, aconteceu em outubro do ano passado e reuniu centenas de estudantes do ensino médio.

“A experiência de 2013 foi um sucesso e acredito que este ano teremos o mesmo entusiasmo dos participantes”, afirmou o diretor regional da SERT em Bauru, Fernando Cerveira Pedro.

De acordo com o regional, a última PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) indica que menos de 16 milhões de  brasileiros entre 18 a 24 anos estavam trabalhando ou procurando emprego no ano passado. “Isso equivale a 70,4% da população nessa faixa etária, a menor proporção desde que a PNAD passou a divulgar esse dado, em 2001”, concluiu.

Para o secretário Morais, a iniciativa aproxima os jovens da Secretaria.  “Queremos mesmo incentivar os cursos de qualificação, os cursos técnicos, o mercado hoje é muito grande e encontros como esse promovido pela CME Bauru amplia os horizontes do jovem na escolha da profissão mais adequada”, disse o secretário.

Participam do encontro, instituições de ensino técnico e profissionalizante,  universidades públicas e particulares, além de parceiros da CME que desenvolvem o empreendedorismo na região.

Cintia Ruiz

Assessoria de Imprensa da SERT