Escola do Empreendedor Paulista: 200 vagas para São Carlos

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, José Luiz Ribeiro, anunciou para São Carlos a abertura de 200 vagas da Escola do Empreendedor Paulista – vinculada ao Banco do Povo, durante visita à cidade, na última sexta-feira. Ele foi recebido pelo prefeito Paulo Altomani e outras autoridades, como o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, os vereadores Dé Alvim e Cidinha do Oncológico, e o deputado federal Lobbe Neto.

são carlos zé
“A gente vai olhar com muito carinho e atenção todas as demandas, assim que tivermos recursos liberados”, disse o secretário, referindo-se aos ofícios entregues pelo Executivo local solicitando a implantação dos programas Jovem Cidadão, Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e Frente do Trabalho, doação de um veículo para uso no Time do Emprego e outro, adaptado, para ser utilizado como uma unidade móvel de atendimento ao trabalhador. “Muitas vezes não conseguimos atender todos os pedidos, mas sabemos que o que conseguimos é muito para quem busca uma oportunidade.”

Zé Luiz também comentou a crise atual. “O emprego vai ser muito difícil nesse final de 2015 até meados de 2016. Enquanto a economia não voltar a crescer e retomar a confiança do investidor, o trabalhador que perde o emprego acaba usando o seguro-desemprego e seu fundo de garantia, e vai continuar desempregado. Então é essa oportunidade que queremos criar com a Escola, com cursos onde as pessoas podem ter sua própria renda e seu próprio negócio.”

Ele confidenciou, ainda, sua satisfação de estar em São Carlos, por ter um filho estudando o segundo ano de Ciências da Computação na cidade. “Ele foi acolhido com muito respeito. Acho que vai acabar ficando por aqui, virando são-carlense”, brincou.

O prefeito ressaltou a importância da ida do secretário e sua “simplicidade de pessoa do interior”. Ele entregou a Zé Luiz a escultura Araucária, que é a árvore símbolo da cidade, feita com material reciclável pelo artista plástico Antonio Alfonso Luciano. O secretário também ganhou um relógio de parede artesanal, entregue pelo próprio criador, Marçal Correa Ribeiro.

A diretora regional da Pasta, Alliny Sartori, que intermediou a visita, recebeu elogios dos participantes, principalmente pelo empenho na organização da Comissão Regional de Emprego. Vinte e seis municípios compõe a regional da SERT em Araraquara. “Embora os grandes tenham mais visibilidade, os menores também têm sido atendidos”, afirmou.

Autoridades de outros municípios também compareceram e tiveram a oportunidade de conversar com o secretário, como o caso do prefeito de Ibaté, Alessandro Magno de Melo Rosa, que pediu ajuda para agilizar a instalação do Banco do Povo na cidade – já em andamento, e de um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), além de poder conhecer melhor os programas da SERT.

Na ocasião, houve ainda a entrega simbólica de certificados de conclusão do Time do Emprego. Elídia Francisco do Nascimento, 63 anos, foi uma das participantes. “É muito importante fazer cursos, se aperfeiçoar, saber como conversar, fazer um currículo adequado, como se apresentar numa empresa e como mostrar suas qualidades”, disse, orgulhosa. Desempregada “por enquanto”, como salientou, atua como voluntária no acolhimento a moradores de rua.

sao carlos  10
Da Prefeitura, uma comitiva seguiu para um almoço com internos da Fundação Casa e formatura de 25 deles no Time do Emprego. Depois, para Itápolis (veja texto: www.emprego.sp.gov.br/)A visita de Zé Luiz à região de Araraquara continuou no sábado, num encontro com o prefeito de Ibitinga, Florisvaldo Antonio Fiorentino na 42ª Feira do Bordado, onde a SERT montou um posto de atendimento ao trabalhador. O secretário também esteve em Gavião Peixoto, para conhecer as novas instalações do PAT, acompanhado pelo prefeito Gustavo Martins Piccolo.

Saiba mais sobre a Escola do Empreendedor Paulista em  www.escoladoempreendedor.sp.gov.br e sobre os demais programas e ações da SERT no endereço  www.emprego.sp.gov.br. Veja mais fotos:  www.flickr.com

Adriana Rota
Assessoria de Comunicação da SERT