Estado atende 1,3 milhão de requisições do seguro-desemprego

Mais de 1,3 milhão de pessoas compareceram aos PATs (foto: Paulo Cesar Rocha)

Postos gerenciados pela SERT são responsáveis por 77,5% da demanda estadual

São Paulo, 14 de novembro de 2014 – Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) atenderam, entre janeiro e setembro deste ano, 1,392 milhão de pedidos do seguro-desemprego. Isso corresponde a 77,5% da demanda estadual registrada no período, que, segundo relatório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somou 1,795 milhão de solicitações.

Gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), a rede dos PATs conta, atualmente, com 251 unidades – 30 delas em unidades do Poupatempo – que prestam este serviço. Para requerer o benefício, instituído em janeiro de 1990, é necessário comparecer em qualquer posto com carteira de trabalho, termo de rescisão contratual devidamente preenchido pela empresa e um documento de identificação.

De acordo com Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego, “além dos PATs, a população também tem acesso ao serviço nas unidades municipais do Sine (Sistema Nacional do Emprego), mantidas através da parceria MTE e prefeituras.”

PATs* – 1,392 (77,5%)

Sines municipais* – 403 mil

* Última atualização do MTE

Equipe treinada

Para Marcos Wolff, da Coordenadoria de Operações da pasta estadual, o avanço na capacitação dos atendentes explica a grande demanda. “Neste ano, 448 funcionários, de aproximadamente 100 postos, passaram pelos treinamentos. Foram 342 e 251 capacitados em 2012 e 2013, respectivamente”, conta. Ele acrescenta que “muitas unidades do Sine municipal não dão mais entrada no benefício, como Bauru, por exemplo.”

Atendentes capacitados
2014 448
2013 251
2012 342

Mais sobre os PATs

Além do seguro-desemprego, os Postos disponibilizam serviços de intermediação de mão de obra, emissão de carteiras de trabalho e demais informações sobre os programas gerenciados pela SERT, como o Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, Frente de Trabalho, entre outros.

Tadeu Inácio, Lucas Ferreira e Angélica Dias

Assessoria de Imprensa da SERT