SERT capta vagas e emprega 57,7 mil cidadãos

PATs empregaram mais de 57,7 mil cidadãos neste ano (foto: Paulo Cesar Rocha)

Sistema gratuito utilizado nos Postos de Atendimento ao Trabalhador atende empresas e trabalhadores

São Paulo, 23 de dezembro de 2014 – Mais de 57,7 mil cidadãos conseguiram emprego depois de se cadastrarem nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs), entre janeiro e novembro deste ano. Gerenciada pela Secretaria estadual do Emprego e Relações (SERT), a rede, que conta com 251 unidades espalhadas pelo Estado, oferece, entre outros serviços, o sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência pública e gratuita de empregos gerenciada pela pasta em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O setor de captação de vagas da SERT contabilizou 547,5 mil oportunidades oferecidas no período. Dessas, mais 15 mil estão disponíveis nesta semana. Mais de um milhão de cidadãos saíram dos PATs com cartas de encaminhamento para participar do processo seletivo. “São contratações em todos os níveis de escolaridade, com ou sem experiência. Vamos manter o trabalho para que os números melhorem cada dia mais”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais.

Serviço, comércio e indústria são os setores que mais empregam, segundo a Coordenadoria de Operações (COP) da pasta. “As ocupações de auxiliar de linha de produção, de limpeza e mecânico tiveram destaque”, afirma o coordenador Marcos Wolff. “É importante que os empresários mantenham cadastros e o retorno de candidatos encaminhados atualizados em nosso sistema”, emenda.

Aprendizado no mercado de trabalho

A oportunidade do emprego mudou a vida de Luciana Carvalho, 27. Residente em Mogi das Cruzes, ela destaca a eficácia do sistema depois de ficar dois meses desempregada. “Consegui dois empregos pelo PAT Mogi das Cruzes. O serviço é excelente. Me ligavam sempre que havia uma vaga com o meu perfil”, conta.

Após atuar como atendente em um hospital, ela mudou de área e, há um mês, é secretária de um sindicato. “Voltar ao mercado foi maravilhoso. Me sinto útil e aprendo a cada dia”, relata.

A oportunidade do emprego mudou a vida de Luciana Carvalho, 27

Desanimados com a busca por emprego, alguns profissionais veem nos Postos uma oportunidade de se recolocar no mercado. “Já estava perdendo as esperanças de conseguir um novo emprego. Foram dois meses de espera. Mas agora sou caixa de uma rede de supermercados. Tenho chances de crescimento profissional e muitos benefícios”, comemora Fernanda Silva, 23, de São José dos Campos.

Atuação dos PATs (de janeiro a novembro de 2014)
Admissões 57.785
Carteiras de trabalho emitidas (até julho de 2014 – última atualização do MTE) 991.448
Requisições de seguro-desemprego 863.345

 

Mais sobre os PATs

Os PATs também oferecem serviços de requerimento de seguro-desemprego, emissão carteira de trabalho (CTPS) e informações sobre os demais programas da SERT, entre eles o Banco do Povo Paulista, Time do Emprego, PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), Frente de Trabalho, Jovem Cidadão e Aprendiz Paulista.

“Foram 863 mil requisições de seguro-desemprego e 991 mil CTPS emitidas neste ano”, enfatiza Wolff. Para oferecer qualidade no atendimento à população, a COP capacitou 448 funcionários de 41 cidades. “No treinamento, abordamos atualização e captação de vagas, informações sobre os programas da SERT e demais serviços oferecidos”, resume o coordenador de Operações.

Como se cadastrar

Para ter acesso às vagas basta acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT, com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou no Posto. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Ana Silvestre e Camila Pereira

Assessoria de Imprensa da SERT