Estado cresce 54% na oferta de empregos

Cresce número de vagas ofertadas pelos PATs (foto: Paulo Cesar Rocha)

PATs disponibilizaram 73,7 mil oportunidades em janeiro deste ano

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) registraram um aumento de 54,7% na oferta de empregos em janeiro deste ano se comparado com o mesmo período de 2013. As 250 unidades gerenciadas pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) disponibilizaram 73.765 vagas, contra 47.671 registradas em janeiro de 2013.

Alimentador de linha de produção, faxineiro e vendedor lideram as estatísticas. Destaque para os setores de serviços e comércio:

SETOR VAGA Nº CONTRATADOS
Serviços Alimentador de linha de produção 337
Serviços Faxineiro 247
Comércio Vendedor de comércio varejista 164

Para Tadeu Morais, titular da SERT, o aumento no número de vagas “prova que o governo está em busca de novas possibilidades para o trabalhador”.  A determinação do governador Geraldo Alckmin, segundo o secretário, é para que as “metas sejam sempre superadas, e é isso que estamos fazendo.”

Para o coordenador de Operações da SERT, Marcos Wolff, “o crescimento é fruto do grande empenho que a equipe dos PATs desenvolvem”. Segundo Wolff, os funcionários dos Postos são treinados para desempenhar a função de agente recrutador. “Assim, identificamos as reais características, habilidades e necessidades do trabalhador para oferecer a vaga que mais se adequa ao seu perfil profissional”, explica o coordenador. “O grande destaque na oferta de vagas fica com a Capital e a Grande São Paulo, que somam 46 Postos”, acrescenta.

22.070 vagas no Estado

Nesta semana, o programa Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), oferece 22.070, oportunidades em todo o Estado.

São vagas para variados perfis: com e sem experiência; ensino fundamental, médio e superior; para pessoas com deficiência, por meio do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência); para jovens do ensino médio e técnico estadual (programas Jovem Cidadão e Aprendiz Paulista, respectivamente) etc.

Como se cadastrar

Para ter acesso às vagas disponíveis, basta acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um dos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho.

O cadastro do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.


Mais sobre os PATs

A casa do trabalhador. Implantado em 1994, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), gerenciado pela SERT, presta serviços de intermediação de mão de obra, habilitação de seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho e demais informações sobre os programas da pasta, como o PADEF, Time do Emprego, Jovem Cidadão, Aprendiz Paulista, Frente de Trabalho, Banco do Povo Paulista, entre outros. Atualmente, são 250 unidades.

Aproximadamente 1,9 milhão de trabalhadores conseguiram se (re) colocar no mercado de trabalho. Foram mais de 11,7 milhões de carteiras de trabalho emitidas e 11,3 milhões de cidadãos foram habilitados para o seguro-desemprego.

Confira relação completa de endereços no site da SERT: www.emprego.sp.gov.br

Maura Bueno

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)