Estado premia a variedade na inclusão profissional

Secretário Tadeu Morais destacou empresas parceiras do programa (foto: Paulo Cesar Rocha)

Selo Paulista da Diversidade certifica sete empresas

São Paulo, 15 de dezembro de 2014 – Com o intuito de promover e valorizar a igualdade na inclusão no mercado de trabalho, o Selo Paulista da Diversidade certificou sete empresas na manhã desta segunda-feira (15), durante evento no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes. O grupo passa a integrar a categoria Adesão do programa gerenciado pela Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT).

“Questões étnico-raciais, gênero, idade, orientação sexual e pessoa com deficiência são itens avaliados por um comitê gestor”, disse Gleice Salgado, supervisora do programa, durante abertura do evento. Esta análise passa por seis secretarias estaduais – Justiça, Gestão Pública, Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Planejamento, da Pessoa com Deficiência – e representantes da sociedade civil.

“A certificação dura dois anos e premia empresas que tenham iniciado políticas de inclusão de diversidade dentro dos seus processos de empregabilidade”, informou Tadeu Morais, secretário de Estado do Emprego.

Representantes da Pfizer, Atento Brasil, KPMG, Sodexo, Dell, Central Nacional Unimed e Odebrecht Realizações Imobiliárias estiveram presentes na cerimônia. Agora, são 13 empresas certificadas nesta categoria. “O Selo representa o reconhecimento e a confirmação daquilo que acreditamos. A situação atual do país, no que diz respeito à inclusão dessa parcela da população no mercado de trabalho está aquém do ideal, mas ações como essa são importantes para valorizar e motivar”, revela a diretora de Recursos Humanos da Pfizer, Irene Camargo.

Para Marinalva Cruz, supervisora do PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência), a ocasião “valoriza o ser, a diversidade humana, os colaboradores e incentivar os concorrentes de uma maneira geral.”

O desafio de discutir a diversidade na inclusão profissional foi destacado por Luciano Lourenço, coordenador de Políticas de Inserção no Mercado de Trabalho da SERT. “As empresas têm respondido bem à iniciativa do Selo (Paulista da Diversidade) e às questões da integração de políticas públicas”, disse.

Pleno

O Selo Paulista da Diversidade também conta com a categoria Pleno, destinada às instituições que tenham políticas de diversidade já implementadas. Atualmente, são 12 empresas certificadas.

Fotos

Confira galeria de fotos completa aqui

Tadeu Inácio

Assessoria de Imprensa da SERT