Estado registra crescimento de pessoas com deficiência empregadas

Estado aumenta inserção profissional desta parcela da população (foto: Paulo Cesar Rocha)

Em dez meses, PADEF supera números do ano passado 

São Paulo, 2 de dezembro de 2014 – Com o objetivo de incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho e conscientizar o empresariado, o PADEF (Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência) da Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) promoveu a inserção, entre janeiro e outubro deste ano, de 967 cidadãos no mercado de trabalho. A soma, última atualização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), supera em 5,9% o total de 2013, que registrou 913 admissões.

Marinalva Cruz, supervisora do programa, enumera as ocupações que mais empregaram neste ano. “Podemos destacar auxiliar administrativo, de linha de produção e de limpeza, além de embalador e repositor de mercadorias”, conta. Segundo ela, deficiências físicas e auditivas lideram as estatísticas de contratações. Deficiências visual, intelectual e múltipla completam a lista.

Admissões crescem 5,9%

2013 2014 (janeiro a outubro)
913 967

Equipe do PADEF (foto: Paulo Cesar Rocha)

 

A divulgação dos dados antecede o dia internacional das pessoas com deficiência (3 de dezembro), instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1998.

“Queremos que esse número cresça, e por isso a importância na conscientização do empresariado e dos compromissos do PADEF em todo o Estado”, afirma o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais. “Este dia deve ser celebrado para ratificar a importância da inclusão social e profissional desta parcela da população”, emenda.

Amanhã, Cruz representa a SERT em dois eventos. Pela manhã, no ato promovido pelo Espaço da Cidadania em frente ao Teatro Municipal, e à tarde durante palestra promovida pelo Sebrae. Ambos na Capital.

Mais de 45 milhões no país

Segundo o censo do IBGE 2010, são mais de 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (23,9% da população). No Estado de São Paulo, existem 9,34 milhões de pessoas com deficiência.

A Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2013 ainda não está separada por estado. Segundo o documento, 357.797 mil pessoas com deficiência têm emprego formal no país.

PATs estaduais oferecem 625 vagas exclusivas

Nesta semana, são 625 vagas disponíveis para pessoas com deficiência em todo o Estado. Para ter acesso às vagas, basta acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um dos 251 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e Audiometria (no caso de deficiência auditiva). Quem não tiver o laudo será orientado no próprio PAT sobre como proceder para conseguir a documentação exigida.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou PAT. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Tadeu Inácio

Assessoria de Imprensa da SERT