Estado entrega Posto de Atendimento ao Trabalhador no Brás

Posto ganha oito salas e amplia capacidade para atendimento

O primeiro Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) inaugurado pelo governo estadual neste ano terá potencial para atender 3,5 mil pessoas mensalmente. O PAT Brás, depois de uma reforma de sete meses, será entregue nesta terça-feira (13), às 10h. Localizada no acesso entre a CPTM e a estação Brás do Metrô, a unidade ganhou oito salas, duas delas criadas especialmente para a realização de processos seletivos.

A rede PAT (atualmente com 251 unidades no Estado) oferece Intermediação de Mão de Obra (IMO), habilitação para o seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho, entre outros serviços.

“Temos um fluxo de pessoas naquela estação gigantesco, o PAT Brás merecia essa atenção”, diz o secretário João Dado, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O atual espaço será utilizado também para outras ações da SERT. “Podemos ocupar uma das salas para o Time do Emprego ou outro curso de qualificação”, revela Dado.

O PAT Brás passou a ocupar 143m². “Tínhamos apenas 63m², aumentamos o pé direito, ficou muito mais confortável para os funcionários e, claro, para a população que sem dúvida vai aprovar as melhorias”, afirma o coordenador de Operações da SERT, Marcos Wolff.

Desde outubro de 2002, quando foi inaugurado, o Posto ofereceu 33 mil vagas e encaminhou 147,1 mil cidadãos para concorrer às oportunidades.

Mais sobre os PATs

No ano passado, 1,4 milhão de cidadãos do Estado se inscreveram no Emprega São Paulo/Mais Emprego, agência de empregos pública e gratuita gerenciada pela SERT, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram 570 mil vagas oferecidas, 1,1 milhão de encaminhamentos e 1,04 milhão de carteiras de trabalho emitidas no período.

Como se cadastrar

Para ter acesso às vagas basta acessar o site: www.empregasaopaulo.sp.gov.br, criar login, senha e informar os dados solicitados. Outra opção é comparecer a um PAT, com RG, CPF, PIS e carteira de trabalho.

O cadastramento do empregador também poderá ser feito através do site do Emprega São Paulo ou no Posto. Para disponibilizar vagas através do sistema, é necessária a apresentação do CNPJ da empresa, razão social, endereço e o nome do solicitante.

Cintia Ruiz

Assessoria de Imprensa da SERT