Governador celebra diversidade com empresários paulistas

Durante evento na manhã desta terça-feira (19), o governador Geraldo Alckmin recebeu 18 empresas participantes do programa Selo Paulista da Diversidade, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT). O evento aconteceu às 10h30, no Salão dos Despachos, no Palácio dos Bandeirantes. Depois das palavras do coordenador da ação, Luciano Martins e do secretário da pasta, Carlos Ortiz, Alckmin entregou o certificado para 6 empresas. Após a certificação, o governador e o secretário entregaram a placa de homenagem a mais um grupo de 12 empresários.

As empresas que receberam os certificados na categoria adesão foram: Citibank, Embraer, Fersol, Pinheiro Neto Advogados, Basf e Novartis. Estas instituições se inscreveram no programa no decorrer de 2012 e tiveram seus projetos aprovados pelo Comitê Gestor. O Selo tem validade de dois anos. “A partir desta cerimônia queremos firmar um compromisso duradouro com essas empresas, de formarmos juntos uma economia de inclusão”, afirmou o secretário Ortiz, durante discurso.

Sabesp, Accenture do Brasil, Associação Comercial de São Paulo, Banco Bradesco, Comgás, Companhia Energética de São Paulo, Grupo Pão de Açúcar, Dow Brasil, Equipalcool Sistemas, Jari Celulose, Kraft Foods Brasil e Veyance Technologies do Brasil formaram as doze homenageadas no evento, já certificadas pelo Selo Pleno em 2011.

“A diversidade nos quadros de funcionários não pode ser entendida como caridade. Diversificação é fundamental em um mercado globalizado como temos atualmente”, diz Luciano Lourenço, coordenador do programa.

A partir deste evento, a SERT pretende ampliar o número de empresas certificadas. “Vamos fazer um trabalho de conscientização dessas empresas e, em dezembro deste ano, queremos fazer um evento para um número muito maior de empresários”, complementa Gleice Salgado, analista do Selo.

“Desde sua constituição, Pinheiro Neto Advogados sempre se preocupou em dar aos temas da diversidade a merecida relevância, seja na distribuição de oportunidades aos integrantes para colher o melhor do que cada um têm a oferecer, seja para conscientizá-los da necessidade do combate à discriminação”, diz o sócio-gestor do escritório, Alexandre Bertoldi. “Por isso, a certificação do Selo Paulista da Diversidade representa um grande passo na promoção da diversidade e da igualdade para nós”, acrescenta.

“A diversidade é um valor para a BASF, e receber este Selo, além de representar um reconhecimento, é resultado do trabalho que realizamos no dia a dia, respeitando as pessoas, opiniões e experiências. A diversidade está conectada à gestão de pessoas, com intuito de assegurar um ambiente inclusivo, com um trabalho que elabore diagnósticos para as mais diversas áreas”, disse Wagner Brunini, vice-presidente de Recursos Humanos da BASF para a América do Sul.

Mais sobre o programa

O Selo Paulista de Diversidade foi instituído pelo Governo do Estado de São Paulo no dia 22 de agosto de 2007, pelo Decreto 52.080 e objetiva estimular as organizações públicas, privadas e da sociedade civil a inserir este assunto na sua gestão de recursos humanos.

A certificação difunde o conceito que a força de trabalho diversificada deve ser vista como estratégia empresarial de sucesso e sobrevivência em um mercado globalizado e em constante mudança.

Essas boas práticas são relacionadas à inclusão na política de recursos humanos das empresas da discussão, preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e as questões étnico-racial, de gênero, idade, orientação sexual e para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da diversidade nos ambientes de trabalho.

Para isso, foram criadas duas categorias: “Selo Paulista da Diversidade – Adesão” e “Selo Paulista da Diversidade – Pleno”.

Para mais informações, ligue nos números (11) 3241 7489 /7491 ou mande um e-mail para sediversidade@sp.gov.br .

Confira as fotos do evento em nosso álbum no Flickr.