Governador de São Paulo reduz taxa e aumenta limite do Banco do Povo

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) anunciou, nesta quarta-feira (09/11), no salão dos despachos do Palácio dos Bandeirantes, a redução da taxa de juros do Banco do Povo Paulista (BPP), de 0,7% para 0,5% ao mês, o que o torna o banco que possui a menor taxa de crédito para microempreendedores do País. Além disso, Alckmin anunciou um aumento de 100% no limite de crédito, passando de R$ 7.500 para R$ 15.000.

Para o secretário de emprego do Estado de São Paulo, Davi Zaia, a redução das taxas e aumento do crédito foi um grande prêmio aos empreendedores paulistas. “Vivemos um ótimo momento no Estado. Por meio do Banco emprestamos mais de R$820 milhões e são essas pessoas que ajudam a impulsionar nosso crescimento econômico. Desde o início do ano o governador Geraldo Alckmin investe pesado no Banco do Povo. No primeiro semestre disponibilizamos crédito recorde de R$120 milhões para empréstimos, lançamos os cursos de empreendedorismo, além de inaugurarmos 15 novas unidades, chegando a 476 no Estado”, diz Zaia, que lembra ainda que o objetivo é de instalar unidades em 100% do Estado.

No mesmo dia, o governador também inaugurou o 5º Mutirão do Microcrédito do BPP, cuja meta é realizar quatro mil empréstimos em todo o Estado até o final de novembro. A iniciativa, que vai acontecer durante o mês de novembro, traz três novidades, além da taxa de juros de 0,5% ao mês e do novo limite de crédito, o programa coloca a disposição da população unidades móveis do Banco do Povo. “Serão 5 veículos, cada um com uma equipe de agentes de crédito, totalmente identificados e capacitados que percorrerão as regiões administrativas do Estado levando às pessoas o microcrédito de uma maneira mais fácil e rápida”, explica o diretor do Banco, Antonio Mendonça.

Com o objetivo de beneficiar o micro e pequeno empreendedor e ajudar na expansão de seus negócios, o Mutirão do Microcrédito estará presente, para concessão de empréstimos, em todas as 476 unidades dos 461 municípios que são atendidos pelo Banco do Povo.

Todo o processo para solicitação de empréstimo no Banco do Povo Paulista pode ser feito pela internet. Por meio de um sistema online, o próprio empreendedor poderá fazer sua solicitação de crédito. A análise do processo também será realizada eletronicamente, o que agilizará o acesso às linhas de crédito disponibilizadas pelo BPP. Para quem não tem acesso à internet ou prefere o atendimento presencial, é só comparecer a uma das 476 unidades do Banco do Povo para ser atendido por um agente de crédito. Confira os endereços no site www.emprego.sp.gov.br

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin; do secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Davi Zaia; do secretário adjunto do Emprego, Rogério Barreto e do diretor executivo do Banco do Povo, Antonio Mendonça, além de diversos prefeitos e autoridades.

Banco do Povo Paulista

O Banco do Povo Paulista (BPP) é o programa de microcrédito produtivo do Governo do Estado de São Paulo gerenciado pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) em parceria com as prefeituras municipais.

Criado em 1998, o BPP concede empréstimos a pequenos empreendedores como motoristas, comerciantes, costureiras e cabeleireiras, a uma taxa mensal de juros de apenas 0,5%.  Desde que foi criado, o BPP concedeu mais de R$ 820 milhões em empréstimos, por meio de 256,3 mil operações.

Com o objetivo de promover a geração de emprego e renda no Estado, o BPP é o maior programa estadual de microcrédito do País, com taxa atual de inadimplência de apenas 1,9%.

Os recursos utilizados são provenientes do Governo de São Paulo (90%) e das prefeituras parceiras (10%), tendo como agente financeiro o Banco do Brasil.

Mutirões do Crédito

O 1º Mutirão do Microcrédito, que ocorreu em novembro de 2008, resultou em mais de R$ 5 milhões emprestados por meio de 1.225 operações, ultrapassando a meta que era de mil contratos.

O 2º Mutirão do Microcrédito, realizado entre outubro e novembro de 2009, resultou em 3.957 novos contratos de concessão de crédito, pelos quais foram emprestados mais de R$ 13,9 milhões.

O 3º Mutirão do Microcrédito aconteceu durante todo o mês de abril deste ano, totalizando 4.736 operações, pelas quais foram emprestados mais de R$ 17,4 milhões.

O 4º Mutirão do Microcrédito foi realizado entre os meses de outubro e novembro de 2010, e totalizou 4.968 operações, pelas quais foram emprestados mais de R$ 18,8 milhões.

Banco do Povo Móvel

A novidade do Banco do Povo para o 5º Mutirão do Microcrédito será a implantação de unidades móveis. O BPP levará para 17 cidades, 5 veículos equipados para realizar empréstimos da mesma maneira que a sede realiza.

Confira os dias e as cidades que contarão com o BPP Móvel:

Roteiro 09, 10 e 11/nov 14/nov a 18/nov 21/nov a 25/nov 28/nov a 8/dez
Veículo 1 Capital Capital Capital Capital
Veículo 2 Santos Mogi das Cruzes São José dos Campos São Vicente (28/nov a 2/dez), Santos (dias 5 e 6/dez) e Cubatão (dias 7 e 8/dez)
Veículo 3 Rio Claro São Carlos Ribeirão Preto (21 a 24/nov) e Piracicaba (dia 25/nov) Franca
Veículo 4 Jundiaí Sorocaba Bauru Marília
Veículo 5 São Bernardo do Campo Presidente Prudente Araçatuba São José do Rio Preto