Governo de São Paulo lança Jovem Cidadão em Campinas

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), em parceria com empresas públicas e privadas, implantou o Programa Jovem Cidadão na cidade de Campinas.

No dia 28 de novembro, as 9h30, na sede da Associação Comercial de Campinas (Rua José Paulino, 1.111 – Centro), o Secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, realizou uma palestra, para os empresários da região, explicando o funcionamento do programa.

“O Jovem Cidadão é uma das ferramentas mais eficientes que temos atualmente no Estado. Uma pesquisa realizada pela FIPE mostra que cerca de 30% dos participantes do programa são efetivados nas empresas onde estagiam”, explica o Secretário do Emprego, Davi Zaia.

Jovem Cidadão é um programa de cunho social que visa oferecer aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual, regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 16 e 21 anos, a oportunidade da primeira experiência profissional por meio de estágio remunerado.

Esta iniciativa, promovida em parceria com empresas públicas ou privadas, permite que o estudante tenha um primeiro contato com o mundo do trabalho, viabilizando, por meio do aprendizado, o desenvolvimento de habilidades específicas e experiências à sua formação.

O programa, que atende 39 cidades da região metropolitana de São Paulo e a cidade de Santos, agora está presente em Campinas, nas Diretorias de Ensino Campinas Leste (Campinas, Jaguariúna) e Campinas Oeste (Campinas, Valinhos e Vinhedo) para atender seus quase 38 mil alunos.

“A ampliação é uma orientação do Governador Geraldo Alckmin para expandir nossas ações por todo o Estado de São Paulo. Acredito que ainda neste mês lançaremos o programa em mais cidades”, diz Zaia.

A Sert possui parceria com diversas empresas públicas e privadas que disponibilizam vagas no sistema do Jovem Cidadão. Para cada vaga, são encaminhados três alunos, dando preferência à menor distância entre a escola e a empresa. O programa prioriza os estudos, então, caso haja incompatibilidade de horários ou prejuízo nos estudos, o estudante não poderá ocupar a vaga.

JOVEM CIDADÃO

Desde sua implantação, em 2000, o programa já atendeu mais de 126 mil jovens estudantes, sendo que, somente em 2011, já foram contratados mais de 11 estagiários. Todos os jovens que participam do programa recebem, por parte do Governo, seguro de vida e 65 reais por mês. Esses benefícios complementam a bolsa-estágio oferecida pela empresa e que possui valor variável. Os estágios deverão obedecer a carga horária máxima diária de 6 horas, de segunda a sexta-feira. Os contratos tem validade de seis meses, podendo ser estendidos por mais seis meses.

Confira algumas empresas parceiras do Jovem Cidadão: Volkswagem do Brasil, Hyundai Motor, Sanofi-Aventis Farmacéutica, Motorola, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, General Motors, Yamaha Motor, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Beneficencia Nipo Brasileira de São Paulo, Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, Secretaria Municipal da Educação – SME – Jovem Tec e Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A