Estado de São Paulo contempla reeducandos do sistema semiaberto

Secretaria implanta 90 bolsas do Pró-Egresso nesta semana

São Paulo, 23 de junho de 2014 – A Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) termina nesta semana a caravana de implantações do programa Pró-Egresso, iniciada no começo no mês. Entre terça (24) e quinta-feira (26), Itirapina, Piracicaba e Atibaia serão contempladas. Cada cidade recebe 30 bolsas.

O programa oferece qualificação profissional e objetiva a reinserção social de reeducandos – masculinos e femininos – do regime semiaberto. Ao todo, o programa disponibilizou 239 bolsas.

A Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (AVAPE) será responsável pelos cursos de qualificação,  ministrados em espaços cedidos dentro das penitenciárias.

De acordo com a supervisora do Pró-Egresso, Meri Floriano, as implantações são fundamentais na integração do reeducando com o trabalho. “É uma forma do reeducando  resgatar a dignidade e valores perdidos. Ele se ressocializa.”, afirma.

Os reeducandos poderão atuar na limpeza de creches, conservação de áreas verdes, manutenção das praças, entre outros espaços públicos nas cidades contempladas.

Em 2013, o programa ofereceu 339 bolsas para reeducandos do regime semiaberto e contratou 85 egressos no regime CLT. Foram, ao todo, 32 empresas privadas contratantes.

Serviço

– Itirapina

Data: 24/06

Horário: 14h

Local: Penitenciária II

Endereço: Rua Dois 623 – Distrito Industrial

– Piracicaba

Data: 25/06

Horário: 10h

Local: Centro de Ressocialização Feminino de Piracicaba

Endereço: Rua São José 260

– Atibaia

Data: 26/06

Horário: 11h

Local: Centro de Ressocialização de Atibaia

Endereço: Rua José Bonifácio, 680

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)