Governo do estado inaugura mais 3 agências do Banco do Povo Paulista

Jumirim, Pratânia e Manduri foram contempladas; juntas, receberam R$ 350 mil de linha de crédito inicial

São Paulo, 08 de abril de 2014 – Quinhentos e dezessete. Esse é o número de agências que possui agora o Banco do Povo Paulista (BPP) em todo o estado. Gerenciado pela Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), o maior programa de microcrédito do país inaugurou nesta segunda-feira (07), as primeiras três agências de 2014. Foram contempladas os municípios de Jumirim e Manduri, na região de Sorocaba, e Pratânia, pertencente à Botucatu. Jumirim e Pratânia iniciam as atividades com linha de crédito de R$ 100 mil cada. Manduri tem R$ 150 mil disponíveis.

“Somente em abril vamos inaugurar mais 14 unidades do Banco do Povo Paulista. O governador Geraldo Alckmin nos deu a missão de implantarmos pelo menos uma agência do Banco do Povo Paulista em cada cidade do estado e estamos trabalhando para cumprir com essa determinação”, afirmou o secretário titular da SERT, Tadeu Morais.

O diretor-executivo do BPP, Antonio Mendonça, falou sobre a taxa de juros do BPP.  “Há pouco mais de um mês, o governador anunciou a redução da taxa de 0,5% para 0,35% mensais. Somos a agência de fomento ao microempreendedorismo com o menor juro do país”, comemorou Mendonça. “Dessa maneira, a dona de casa que sonha em comprar uma máquina de costura, o jovem contador que deseja montar um escritório, encontram no Banco do Povo Paulista uma oportunidade para realizarem o sonho do negócio próprio”, concluiu.

Inaugurações

Além do secretário Morais, todas as inaugurações contaram com a presença dos prefeitos das cidades – Ademir do Nascimento (Jumirim), Roque Joner (Pratânia) e Paulo Roberto Martins (Manduri). De acordo com o secretário, “é fundamental, principalmente nas cidades menores, o apoio dos prefeitos, são eles nossos grandes parceiros nesse programa e é com eles que contamos para que a população se beneficie dos recursos do Banco”.

BPP Jumirim – Rua Manoel Novaes, 829 – Centro

BPP Pratânia – Rua Capitão João Batista, s/n.

BPP Manduri – Rua Bahia, 233 – Centro

Veja a galeria de fotos das inaugurações do dia 07 de abril em nossa página no Flickr .

R$ 1,3 bilhão emprestado, em 345 mil operações

Prestes a completar 16 anos, o BPP alcançou, nessa semana, a marca de R$ 1,3 bilhão emprestado. 345 mil famílias no estado foram beneficiadas. Somente no primeiro trimestre de 2014, cerca de R$ 53 milhões foram emprestados. No comparativo com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 46,7%.

O BPP oferece linhas de crédito que variam entre R$ 200 a R$ 20 mil, e podem ser quitadas em até 36 parcelas. A taxa de juros mensal de 0,35% é a menor do país. Não há taxas adicionais. Depois de ter o cadastro aprovado, o empreendedor recebe o dinheiro em até 72 horas.

Podem solicitar empréstimos pessoas físicas ou jurídicas (ou seja, os informais também podem se beneficiar) desde que não ultrapassem faturamento mensal de R$ 30 mil. Trata-se de crédito para fins produtivos. O BPP não faz empréstimo para consumo.

Confira relação completa de agências, no site: www.bancodopovo.sp.gov.br .

Silvana Chaves
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho