Governo do Estado inaugura mais cinco agências do Banco do Povo Paulista

Em um dia, regiões de Araraquara, Franca e Piracicaba são contempladas com o maior programa estadual de microcrédito do País

São Paulo, 17 de dezembro de 2013 – Nessa terça-feira (17), o Banco do Povo Paulista (BPP), gerenciado pela Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), inaugurou mais cinco unidades nas regiões de Araraquara, Franca e Piracicaba. As cidades de Buritizal, Jeriquara, Pedregulho e Santa Ernestina foram contempladas com linha de crédito inicial de R$ 100 mil cada. Itirapina inicia as atividades com R$ 200 mil.

Maior programa estadual de microcrédito do País, o BPP pratica a menor taxa real de juros se comparada com outras instituições financeiras, 0,5% (meio porcento) mensais. As linhas de crédito variam de R$200 a R$ 15 mil e podem ser pagas em até 36 meses.

“O Banco do Povo Paulista é importante ferramenta para alavancar o desenvolvimento das cidades, gerar emprego e renda”, afirmou o secretário em exercício de Estado do Emprego, Aparecido Bruzarosco. A SERT, segundo Bruzarosco, segue determinação do governador Geraldo Alckmin para que pelo menos uma unidade do BPP seja instalada em cada município do Estado. Atualmente, o Banco está presente em 511 cidades.

O diretor-executivo do BPP, Antônio Mendonça, afirmou que mais de 334 mil famílias paulistas foram beneficiadas pelo programa, em 15 anos. “Devemos levar e divulgar as ações do Banco para todos os empreendedores. Dessa forma, o objetivo de proporcionar melhorias financeiras à população paulista será atingido”, destacou.

Franca
A região de Franca foi beneficiada com mais três agências do BPP. As inaugurações aconteceram pela manhã nas cidades de Buritizal, Jeriquara e Pedregulho. Além de Bruzarosco e Mendonça, a diretora regional da SERT, Ana Maria Tavares, participou das solenidades.

A implantação em Jeriquara contou com o prefeito, Sebastião Dal Picollo, a primeira-dama, Edna Dal Picollo, o vice-prefeito, José César, o presidente da Câmara Municipal, Alberico Coelho, o diretor regional da SERT em Ribeirão Preto, Ivair de Oliveira, a agente de crédito e o gestor do Banco do Povo Paulista, Aurélia Cintra e Jaime Almeida, respectivamente.

“O Banco do Povo, por oferecer juro baixo e facilidade no pagamento, vai ajudar a melhorar o comércio da cidade e dar apoio no capital de giro de Jeriquara”, pontuou Franciole Barbosa, 40, comerciante há oito anos.

“Trabalhamos com a responsabilidade de trazer investimentos para a nossa cidade. Por isso, é com alegria que recebemos o Banco do Povo em nossa cidade”, disse o prefeito de Pedregulho, José Raimundo, que participou da inauguração ao lado da primeira-dama, Maísa de Almeida; o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Lobão e o secretário municipal de Desenvolvimento e Trabalho, Fabrício Barbosa. O gestor e a agente de crédito são Leandro Dias e Cintia Aparecida, respectivamente.

Em Buritizal, vereadores e munícipes, prestigiaram a inauguração ao lado do prefeito David Abmael e da primeira-dama, Jaqueline David.  Larissa Rodrigues acumula as funções de gestora e agente de crédito do BPP no município.

BPP Jeriquara – Rua Capitão Antônio Joaquim, 413
BPP Pedregulho – Pça 18 de Março, 333 – Centro
BPP Buritizal – Rua Joaquim, 663 – Centro

Araraquara

Na implantação em Santa Ernestina, além dos representantes da SERT, participaram da solenidade o prefeito, Ricardo Fernando de Abreu; o vice-prefeito, José Antônio Teixeira e o vereador, Silvio Egas.A agente de crédito e gestora do Banco do Povo Paulista é Laura Plácio.

BPP Santa Ernestina – Rua 21 de Março, 20.

Piracicaba

A última cidade contemplada com uma nova agência do BPP, foi Itirapina. O prefeito José Maria Cândido; a primeira-dama e vereadora, Mari Leila; o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Rizzo; os representantes da SERT, a diretora regional, Maria José e a agente de crédito, Sabrina, inauguraram a unidade do Banco do Povo Paulista.

“Os trabalhos não param. No dia 20, vamos inaugurar duas unidades do programa estadual que possui a menor taxa de juros do País, 0,5% ao mês”, concluiu Bruzarosco. Na próxima sexta-feira, a cidades de Barbosa e Nhandeara, na região de São José do Rio Preto, serão contempladas com agências do Banco do Povo Paulista. As cerimônias acontecem às 9h e às 11h45, respectivamente.

BPP Itirapina – Rua Cinco, 481.

Sobre o BPP

Em 15 anos de atuação, o BPP, maior programa de microcrédito estadual do País, emprestou mais de R$ 1,2 bilhão e beneficiou cerca de 335 mil famílias em todo o Estado. Neste ano, até novembro, 32,3 mil pessoas foram atendidas, aproximadamente R$ 154,5 milhões emprestados, nas mais de 500 unidades do BPP.

O Banco também oferece linhas de crédito especiais para os mutuários da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), motofretistas e taxistas. A taxa de juros é a mesma oferecida aos microempreendedores, 0,5% ao mês.

– Mutuários da CDHU
O valor do empréstimo varia de R$ 200 a R$ 7,5 mil, que podem ser pagos em até 36 vezes.

– Motofretistas
Os motofretistas, podem se beneficiar com até R$ 6 mil para compra de novas motocicletas ou de equipamentos para atender à nova regulamentação do Denatran.

– Taxistas
Profissionais deste setor podem solicitar até R$ 7,5 mil, com prazo de 24 meses para pagamento.

Para conferir a relação completa de endereços das agências, acesse: www.bancodopovo.sp.gov.br .

Confira as fotos das inaugurações no Flickr da SERT http://goo.gl/cf2HCj.

Carla Caroline

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)