Coordenações

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS DE EMPREENDEDORISMO (CPE)

A CPE é responsável pelo Banco do Povo Paulista (BPP), programa de microcrédito produtivo desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), em parceria com prefeituras, tem como intuito promover o empreendedorismo, bem como geração de emprego e renda.

O BPP oferece financiamentos para empreendedores de micros e pequenos negócios, para capital de giro e investimento fixo, como forma de viabilizar o desenvolvimento social e econômico local. Os empréstimos variam de R$ 200 a R$ 20 mil.

Além das ações para micros e pequenos negócios, o BPP disponibiliza linhas de crédito especiais para motofretistas, taxistas e mutuários da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Coordenador: Marcos Wolff / Contato: (11) 3241-7300

___________

COORDENAÇÃO DE OPERAÇÕES (COP)

A COP é responsável pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) e pelo sistema Emprega São Paulo/Mais Emprego (agência pública e gratuita de emprego). Entre outros serviços, os 262 PATs espalhados pelo Estado oferecem Intermediação da Mão de Obra (IMO), Habilitação ao Seguro-Desemprego e emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Além dos PATs, a COP também é responsável pelos programas de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) e Pró-Egresso.

Coordenador: Helder Liberato Bovo / Contato: (11) 3241-7273

___________

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS DE EMPREGO E RENDA (CPER)

Responsável pelo Programa Estadual de Qualificação (PEQ), Time do Emprego, Trabalho Decente, Selo Paulista da Diversidade e Comissão Estadual do Emprego (CEE). Cada uma dessas ações tem por objetivo atender às demandas relativas à empregabilidade nos municípios paulistas.

A CEE faz a capacitação das Comissões Municipais de Emprego (CMEs) que, por sua vez, estudam as vocações de cada município para identificar a qualificação necessária em prol da empregabilidade local. A partir das CMEs, são estruturados os cursos de qualificação que serão disponibilizados.

O Time do Emprego qualifica o cidadão, a partir dos 16 anos, desempregado ou que está à procura do primeiro emprego. Em 12 encontros, os facilitadores apresentam técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho.

Coordenador: Pedro Nepomuceno Filho/ Contato: (11) 3241-7203

___________ 

COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS PARA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO (CPIMT)

Órgão responsável pelos programas Frente de Trabalho, Aprendiz Paulista e Jovem Cidadão. O trabalho visa proporcionar condições para inserção ou recolocação dos cidadãos no mercado de trabalho.

Coordenador: Antônio Sérgio Torquato / Contato: (11) 3241-7438