Secretário de Estado – José Luiz Ribeiro

IMG_4651

Foto: Paulo César Rocha

O secretário de Estado do Emprego, José Luiz Ribeiro, nomeado em 27 de fevereiro de 2015, traz para a Pasta sua experiência de mais de 30 anos na área sindical e de dez anos como vereador do município de Piracicaba. Tem como principais características a disposição para o diálogo e o entendimento de que é preciso não só defender o trabalhador, mas propiciar cidadania e consequente qualidade de vida.

Filiado ao partido Solidariedade, foi candidato a deputado federal nas eleições do ano passado, obtendo 38.808 votos. Quando de sua eleição mais recente para a Câmara, em 2012, foi a escolha de 5.576 eleitores, o segundo mais votado entre os 23 vereadores da Casa.

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=6Cr2n4mjRe4

O secretário tem 55 anos – nasceu em 10 de novembro de 1960. É natural de Anhembi, casado e pai de quatro filhos. Na infância, precisou trabalhar na roça para ajudar no sustento da numerosa família. Dessa época, além da humildade que é uma de suas marcas, guardou também um desejo de contribuir para mudar determinadas realidades.

Talvez por isso, tenha a geração de oportunidades de primeiro emprego – na idade certa, dentre suas prioridades, bem como o aumento da qualificação e o fomento ao empreendedorismo. Ex-aluno do Senai, conheceu bem o trabalho do “chão de fábrica”. Como sindicalista, teve oportunidade de conhecer as realidades de outros países. Enquanto vereador, pôde aprender como interceder por um público mais amplo. Agora é o momento de encarar o Executivo.

“Minha vida é marcada por desafios e estar à frente desta Secretaria talvez seja um dos maiores. Mas nunca tive medo e confio muito no trabalho em equipe. Quero um plano de ação eficiente para o Estado e poder levar para outros municípios conquistas que conseguimos implantar em Piracicaba, respeitando as particularidades de cada um”, afirma Zé Luiz, como é mais conhecido.

Breve currículo – Como vereador, Zé Luiz foi líder de Governo na Câmara, ocupou a presidência da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação, foi relator da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento e é de sua autoria a criação do Fórum Permanente de Desenvolvimento Industrial e Relação de Trabalho.

No ramo sindical, ocupou cargos locais, como a presidência do Conselho das Entidades Sindicais do município (Conespi), e em âmbito nacional. Criou a Comissão de Municipal de Trabalho e Renda (Com-Emprego), embrião para a criação da Secretaria Municipal de Emprego e Relação de Trabalho de Piracicaba.

O secretário está licenciado da Câmara de Vereadores, da presidência do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e das diretorias da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos.