José Luiz Ribeiro participa de aprovação de Projeto de Lei em Brasília

PL 5278/16 trata sobre a reestruturação do Sine

São Paulo, 17 de maio de 2017 –  Na tarde da última terça-feira (16), o secretário José Luiz Ribeiro reuniu-se em Brasília com uma comitiva de secretários de Trabalho de todo o país, a fim de solicitar ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, uma intervenção e empenho no Projeto de Lei do Executivo (PL 5278/16), que trata da reestruturação do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

33860501494_d1a5bf51d0_o

A proposta sugere que o Sine passe a ser gerido e financiado em cada uma das esferas do Governo (distrital, Estadual e Municipal), sob a coordenação da União, por meio do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Se aprovado, além de verbas destinadas aos Sines, haverá maior autonomia para a execução de diversas frentes de atuação.

33893112413_cd592b5c6f_o

A reunião foi intermediada pela presidente do Fórum Nacional de Secretários do Trabalho – Fonset – Patrícia do Amaral, e além da presença do secretário José Luiz Ribeiro, contou ainda com a participação do secretário executivo do Ministério do Trabalho, Antonio Correia, do superintendente de Articulação Institucional do Rio de Janeiro, Allan Marchione e dos secretários do Trabalho, Milton Rates, Alexandre Valença e Ana Cunha, dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco e Pará, respectivamente.

“Nossa vinda até aqui tem o objetivo de solicitar junto ao Presidente um olhar mais atento ao Sine e, quem sabe, uma provocação junto aos demais parlamentares para a aprovação imediata desse PL”, disse a presidente, Patrícia do Amaral.

33893112083_3bf75c0b87_o

Para José Luiz, todo o esforço é fundamental para que o Sine seja resgatado. “O Brasil têm sofrido muito com a crise do desemprego, por isso, é essencial reestruturarmos o Sine, assim, poderemos prestar melhor auxílio para os trabalhadores que buscam resgatar suas dignidades por meio de recolocação no mercado de trabalho. Estou confiante que o presidente e deputado Rodrigo Maia irá nos ajudar com esse PL.”

Por fim, Rodrigo Maia comprometeu-se a se reunir com o deputado Benito Gama, nesta quarta-feira (17) e juntos levarem o assunto à plenária.

Maura Bueno

Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)