José Luiz Ribeiro toma posse como secretário do Emprego

16146531264_12df28f9e0_o

O sindicalista e vereador de Piracicaba, José Luiz Ribeiro, do Solidariedade, tomou posse na Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) na tarde desta segunda-feira (9). A cerimônia de transmissão de cargo reuniu mais de 350 pessoas na sede da Pasta, localizada na capital paulista. Representantes sindicais, de empresas, entidades, órgãos públicos e servidores lotaram o auditório.

Além do anfitrião, compuseram a mesa o secretário-adjunto Eufrozino Pereira, condutor dos serviços da Pasta no período de transição; o deputado federal e presidente nacional do Solidariedade, Paulinho da Força, responsável pela indicação do novo nome; o deputado estadual Davi Zaia; e os secretários de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e da Energia, João Carlos de Souza Meirelles.

Também o presidente da Força Sindical Nacional, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes, e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, Miguel Torres; a presidente da Confederação das Costureiras de São Paulo e da Secretaria Nacional da Mulher do Solidariedade, Eunice Cabral; o prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato dos Santos; e o presidente da Câmara de Piracicaba, Matheus Erler.

“Zé Luiz foi um exemplo no Parlamento da região. Ele conversa com toda a sociedade, independente de ser patrão, empregado. Trata todo mundo com respeito. Esperamos que leve à frente esse jeito simples, humilde, mas corajoso de fazer política”, comentou Torres.

Ferrato falou da felicidade pela indicação de Zé Luiz. “Sempre foi um político sério e trabalhou comigo na criação da Secretaria municipal do Trabalho”.  Erler, que apresentou uma moção de aplauso ao secretário na Câmara de Piracicaba, também demonstrou satisfação pela nova etapa de vida do colega. “Quero agradecer por todo esse tempo que trabalhamos juntos”. Eunice colocou-se à disposição para ajudá-lo no que for necessário. “Você pode contar conosco. Sabemos que teremos de enfrentar momentos difíceis”. Já Zaia salientou a importância do Estado no contexto do País.

Paulinho da Força falou da credibilidade e respeito conquistados por Zé Luiz, o que facilitou a aceitação de seu nome por parte do governador. Ressaltou, ainda, a importância do sindicalista Claudio Magrão na trajetória do secretário. “Ele é o ‘pai’ do Zé Luiz”, brincou, arrancando risos da plateia. Mas também ressaltou o momento difícil pelo qual atravessa o País, misto de crise econômica e política.

Pereira fez questão de agradecer o apoio da equipe e elogiar o companheiro de trabalho. “Certeza que teremos à frente da Pasta uma pessoa digna do cargo. Zé Luiz se destaca como líder dos trabalhadores, notável representante do povo – no seu terceiro mandato como vereador, e excelente negociador nas questões de capital e trabalho”, disse.

O novo secretário abriu sua fala pedindo uma salva de palmas pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo (8). Fez um emocionado agradecimento às pessoas que o ajudaram em sua trajetória e às que agora o recebem na Sert. “É um dia de muita alegria. Não tenho dúvida da responsabilidade pela frente em conduzir esta secretaria. Mas tenho para mim que ninguém faz nada sozinho, precisa do apoio de todos.”

Zé Luiz demonstrou, ainda, preocupação com o atual cenário brasileiro. “Quando veio a abertura da economia, nos anos 90, pediram que o movimento sindical buscasse novas estratégias”, relembrou. Agora, segundo ele, é hora de resgatar a credibilidade do País, por meio de políticas públicas voltadas à geração de emprego, trabalho e renda.

Ele mencionou uma reunião que terá nesta terça (10) com representantes do Investe São Paulo, para saber “como o Estado se projeta nesta crise e onde é possível gerar empregos”. Foi aplaudido quando disse que o principal pedido recebido até agora foi a criação de frentes de trabalho. “Espero que, todos juntos, possamos buscar alternativas. Temos de primeiro conhecer toda essa estrutura, esses departamentos.”

Zé Luiz finalizou ressaltando as características do governador, que cobra de seus secretários um trabalho ético, honesto, exemplar e de respeito ao dinheiro público. Aplaudido em pé, salientou que gosta de desafios e que vai continuar lutando por dignidade, respeito e entendimento, “por um Estado mais justo, solidário, fraterno e com qualidade de vida.”

Saiba mais sobre o novo secretário

Confira todas as fotos em nosso Flickr