Na Capital, reeducandos da Frente de Trabalho plantam árvores no Pomar Urbano

img_0234No total, 175 bolsistas serão beneficiados

São Paulo, 21 de setembro de 2016 – Em celebração ao Dia da Árvore, as secretarias do Emprego, Meio Ambiente e Administração Penitenciária se uniram em prol de uma causa nobre. Nesta quarta-feira (21), às margens do Rio Pinheiros, 170 novas árvores foram plantadas por 50 reeducandos do sistema semi-aberto, vinculados à Frente de Trabalho.

Confira todas as fotos em nosso Flickr.

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o plantio. “Além de plantar as árvores na beira do rio, temos um trabalho com reeducandos. Os presos trabalham e adquirem uma profissão. A cada três dias de trabalho, um de pena é reduzido e ainda ganham uma bolsa da Frente de Trabalho”, explicou.

img_0163

O secretário-adjunto da SERT, Eufrozino Pereira, também esteve no local. “É gratificante ver que vidas estão sendo transformadas aqui. É uma oportunidade que eles têm de mudar o quadro da vida deles. Um recomeço”, disse. “Com a crise, o Estado precisa auxiliar o trabalhador que está mais necessitado.”

Além do Pomar Urbano, os reeducandos também atuarão na área de jardinagem dos parques Villa-Lobos, Cândido Portinari, Água Branca, Belém, Juventude e Horto Florestal. No total, serão 175 beneficiados que, durante os próximos nove meses, aprenderão mais sobre a profissão.

img_0122

Mais sobre a Frente de Trabalho

A ação é voltada para trabalhadores de todo o Estado São Paulo desempregados há no mínimo um ano, maiores de 17 anos e residentes há pelo menos dois anos no Estado. O bolsista permanece no programa por até nove meses, com jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana. No quinto dia, ele faz um curso de qualificação profissional ou alfabetização.

Os bolsistas recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. A participação no programa não representa vínculo empregatício, já que tem caráter assistencial e de formação profissional.

Próximas implantações com egressos:

28/09 – Penitenciária José Parada Neto – Guarulhos

29/09 – CPP feminino do Butantã – Jardim Arpoador

29/09 – CDP Franco da Rocha – Franco da Rocha

 

Gabriel Luna
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT/SP)