O Time do Emprego é campeão

por Davi Zaia

A Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho vai ampliar o programa “Time do Emprego”, dos cerca de 70 municípios atuais para mais 60 cidades com população superior a 70 mil habitantes (a sua, leitor, pode estar entre elas). Como Juscelino Kubistchek e seus “50 anos de progresso em 5”, a meta é avançar três em um ano. O “nosso 3 em 1” visa atender 10 mil pessoas em 2011.

O programa é “campeão”. Mais de 70% dos participantes conseguiram trabalho. Nas primeiras duas turmas deste ano, em São Paulo, de 30 participantes, 19 conseguiram emprego antes de concluir a metade das 12 reuniões previstas.

Mas o que é e quais as razões de seu sucesso? “Time do Emprego” é um programa de recolocação no mercado de trabalho, desenvolvido com as prefeituras municipais. Nós entramos com o material didático, metodologia e treinamento. As prefeituras com o local das reuniões e designação de dois funcionários denominados “facilitadores”.

A metodologia veio do Canadá a partir de convênio de tecnologia mantido com o governo canadense. Naquele país, o método serviu para acolher imigrantes em busca de trabalho, com pouca familiaridade com o idioma.

Aqui, foi adequado para atender a quem necessita ajuda para elaborar o currículo, participar de entrevistas e até para saber onde e como procurar trabalho, como nas redes de relacionamento, que servem para indicações de emprego.

Participam pessoas de diferentes faixas etárias a partir dos 16 anos, sem exigência de escolaridade. A maioria são mulheres acima dos 30 anos. O programa está integrado ao “Emprega São Paulo”, sistema informatizado da Secretaria de intermediação de mão de obra. Algumas empresas costumam dar preferência aos participantes do Time do Emprego, por considerá-los mais aptos e preparados.

Os jovens, normalmente mais despojados, são orientados a como se vestir e se portar nas entrevistas. Quem tem baixa escolaridade recebe reforço escolar. Muitos resolvem continuar os estudos, porque se conscientizam de que essa é uma exigência do mercado de trabalho.

No endereço www.timedoempregosp.sp.gov.br o participante tem canal permanente de contato com o programa, com soluções para as suas dúvidas, informações e notícias. Saiba mais sobre o “Time do Emprego” nos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT), de sua cidade.  Sua chance de encontrar aquele emprego tão desejado vai aumentar muito.