Ortiz participa de lançamento do Cadastro de Entidades de Catadores de Recicláveis

O Secretário de Estado do emprego e Relações do Trabalho (SERT) Carlos Ortiz participou, junto ä Secretaria do Estado de Meio Ambiente (SMA), do lançamento do Cadastro de Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de São Paulo (CadEC), nesta quinta-feira, 28, na sede da SMA, em São Paulo.

Estiveram presentes no lançamento além do secretário Ortiz, o secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas; a coordenadora de Educação Ambiental Yara Cunha Costa; a coordenador Planejamento Ambiental (CPLA) Zuleica Perez;  o presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, Roberto Laureano da Rocha; o diretor de Estudos e Divulgação do Ministério do Trabalho, que coordenadora do projeto Economia Solidaria, Valmor Schiochet e a coordenadora da Sutaco Warny Moreira, dentre outras autoridades.

De acordo com o secretario Ortiz, o CadEC promoverá a união das secretárias em prol da melhoria na qualidade de vida dos catadores de recicláveis e do crescimento do Estado. “Esses trabalhadores precisam de aperfeiçoamento. Para isso faremos um mapeamento através dos cadastros que captarmos. Só assim poderemos investir no cooperativismo, o que garantirá a longevidade dessas pessoas no mercado de trabalho”, explicou  Ortiz.

O secretario do Meio Ambiente Bruno Covas afirma que além do mapeamento, o CadEC fará com que a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei nº 12.305/10 – seja cumprida em todo o Estado. “Essa ação que os coletores de recicláveis realizam é importante ao meio ambiente. Por isso é uma obrigação nossa cumprir o que a PNRS determina, regulamentando o Estado, sem esquecer que esse mapeamento é um dever social com o Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, que carecem de apoio e de maneiras de viabilizar seu trabalho”.

Para o diretor de Estudos e Divulgação do Ministério do Trabalho, que coordenadora do projeto Economia Solidaria, Valmor Schiochet, é preciso promover a organização entre os catadores e o governo. “A nossa grande tarefa, além de fortalecer as organizações cooperativistas, é auxiliar nas condições de trabalho, contando com os catadores já organizados”.

Sobre o CadEC

O Cadastro de Entidades de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado de São Paulo (CadEC) foi criado para mapear e conhecer melhor as entidades que reúnem os catadores e oferecer apoio, capacitação, financiamento de equipamentos, suporte à formalização e constituição jurídica das entidades e auxílio no desenvolvimento de projetos.

Todas as organizações, incluindo cooperativas, associações ou grupos não formalizados, mas que contribuem de alguma forma com atividades de reciclagem podem efetuar o cadastro no site da Secretaria do Meio Ambiente.

A eventual falta de informações decorrentes de documentos que a entidade não possua não será empecilho para efetivação do cadastro no CadEC.

O cadastro já pode ser feito online pelo endereço www.ambiente.sp.gov.br/cadec/  .