PADEF divulga agenda de novembro

Programação oferece curso de LIBRAS

São Paulo, 05 de novembro de 2013 – Em novembro, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), participa de ações motivacionais. O objetivo da programação é a conscientização do empregador para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As ações acontecem na Capital, Grande São Paulo e região de Presidente Prudente.

“Atualmente, 0,7% do total de trabalhadores são pessoas com deficiência”, afirma o secretário da SERT, Tadeu Morais. “Queremos que esse número cresça e por isso fazemos um trabalho muito importante na conscientização do empresariado”, finaliza.

Entre os eventos, acontece, na capital, o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “O ensino da LIBRAS auxilia as pessoas com deficiência auditiva e na fala em uma inclusão mais rápida e eficaz”, diz Marinalva Cruz, supervisora do PADEF. No dia 22 de novembro, em Adamantina, acontecem o Mutirão do Emprego e a 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

Todas atividades da agenda do PADEF são gratuitas e abertas ao público.

Confira a programação completa. 

Data Horário Local Endereço Compromisso
04 a 07/11 08h às 17h Poupatempo Cidade Ademar Avenida Cupecê, 5497 – Jd. Miriam Capacitação: Multiplicadores da  LIBRAS
7/nov 08h às 11h Barueri Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Barueri Evento: Ação Fiscal da GRTE de Osasco
8/nov 08h às 17h Poupatempo Cidade Ademar Avenida Cupecê, 5497 – Jd. Miriam Capacitação: Multiplicadores da LIBRAS
22/nov 08h30 às 13h Faculdade FAI de Adamantina Avenida Francisco Bellusci, 1000 – Adamantina Evento: Mutirão do Emprego para pessoas com deficiência e 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania
28/nov 08h30 às 17h Superintendência Regional do Trabalho e Emprego – SRTE Rua Martins Fontes, 109 – 2° andar – Centro Evento: 6° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão
29/nov À definir Poupatempo Cidade Ademar Avenida Cupecê, 5497 – Jardim Miriam Evento: Entrega dos certificados para os participantes da capacitação em LIBRAS
30/nov 09h às 17h Tenda dos Milagres Av. Cruzeiro do Sul, 1101 – Luz Dia da Graça: Emissão de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), cadastro e/ou encaminhamento para vagas de emprego, orientação referente a Lei de Cotas e demais programas da CPIMT e SERT.

 

PADEF

Criado em 1995, o PADEF atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa inserção acontece através de palestras, eventos, cursos de qualificação profissional e orientação que visam ampliar e garantir a inclusão. Os interessados – empregados e empregadores – podem se inscrever através do portal do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) ou em um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Lei de Cotas

A Lei de Cotas foi instituída em 24 de julho de 1991 e determina que empresas com 100 funcionários ou mais reservem entre 2% a 5% de suas vagas de trabalho para pessoas com deficiência. Mais de 300 mil pessoas estão inseridas no mercado de trabalho graças a Lei de Cotas.

Mais informações em: www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou pelo e-mail:padef@emprego.sp.gov.br.

Antonio Figueiredo

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)