PADEF participa de “DIA D” na Capital

Cerca de 330 pessoas com deficiência e ou reabilitadas do INSS estiveram presente na ação

Esta quarta-feira (21) foi marcada pelo “Dia D” – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS, a iniciativa é do Ministério do Trabalho e Emprego e tem por intuito ampliar o número de vagas destinadas a este público.

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), por meio do Programa de Apoio à Pessoa com deficiência (PADEF), promoveu a ação que aconteceu nas dependências da SERT, das 9h às 17h. O Chefe de Gabinete Luciano Martins e a supervisora do PADEF, Marinalva Cruz, acompanharam de perto o andamento do evento.

nalva

Foram ofertadas 945 oportunidades de emprego e 331 pessoas com deficiência e ou reabilitadas do INSS estiveram presente no evento.

Luciano Alves, 41, está desempregado há dois anos e conta como tem sido sua busca para entrar no mercado de trabalho. “Tenho muitas dificuldades para encontrar um emprego. Eu tenho capacidade, mas falta comunicação nas empresas. Eles não possuem intérpretes em LIBRAS. Sou pai de família, tenho minha esposa e um filho de 20 anos para sustentar. Eles também ajudam a manter as contas em dia, mas é muito complicado ficar nesta situação. Não quero um emprego apenas por ter. Meu desejo é ter condições de pagar uma faculdade e avançar na minha carreira. Quero evoluir e ser um exemplo para todos”, concluiu Alves que possui deficiência auditiva.

publico

As empresas fizeram uma pré-seleção e os candidatos aprovados serão encaminhados para a segunda fase do processo seletivo com o RH e/ou gestor da área.

Durante todo o dia, além de se candidatarem às vagas de emprego, o público pode realizar emissão de 1ª e 2ª via de Carteira de Trabalho, fazer orientação e inscrição para o Time do Emprego, para cursos de LIBRAS, alfabetização digital, preparação para o mundo do trabalho, laboratório de imagem, empreendedorismo, manutenção de cadeiras de rodas, moda inclusiva e capacitação para acolhimento de pessoas com deficiência, puderam receber orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria especial para pessoas com deficiência, reabilitação profissional, auxílio doença e auxílio acidente, programas de aprendizagem oferecidos pelo CIEE,  Isenção de IPI/IOF para compra de veículos 0km, canais de auto-atendimento da Receita Federal do Brasil (RFB) via internet e orientações acerca de Educação Fiscal, além de desfrutarem do serviço de cópia de currículos.

4

“Aproximar a população com deficiência em idade produtiva das empresas, estimular a necessidade de mudança cultural e principalmente possibilitar que a sociedade perceba que o cidadão com deficiência é um ser humano como outro qualquer, com seus direitos, deveres, habilidades, competências, caráter, cultura, personalidade… só precisa de uma oportunidade”, ressaltou Marinalva Cruz.

Empresas que participaram da ação:

Vivara, HPE, Techint Engenharia, RSI Informática, Lojas Riachuelo, Walmart, Alpha Secure, Assaí, Brasvending, Centro Saneamento, Cinépolis, Cnova Comércio Eletrônico, Viação Cometa, Mota Supermercado, Dia Brasil Supermercado, Raia Drogasil, Empresa Paulista de Serviços (EPS), Exclusiva Agenciamento e Terceirização, GRSA, Grupo Brasanitas, Hirota Supermercados, Hochtief do Brasil, Allpark Sistema de Estacionamento, Logística Ambiental de São Paulo, Madrid Supermercado, Manpower do Brasil, Paineiras Serviços, Pratika Ltda, Siscom, Supermercado Yamauchi, Supermercado Barbosa, Tegma Gestão Logísitca, Via Varejo, SPDM, Impacto Grupo de Serviços Integrados, SPDM, JSL, Supermercado Lopes e Grupo Monteiro.

Perfil das pessoas que participaram do evento:

pasta1

Veículos de comunicação que acompanharam o evento:

Bus TV, TV Sincovaga, Receita Federal do Brasil e Fecomerciários.

Veja mais fotos em: http://migre.me/v2Q6t

 

Assessoria de Comunicação – SERT