PADEF participa de eventos e destaca empregabilidade às pessoas com deficiência

Marinalva Cruz, supervisora do PADEF (foto: divulgação SERT)

Programa estadual divulga 494 oportunidades profissionais nesta semana

São Paulo, 19 de novembro de 2013 – Até o final deste mês, o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), participa e promove ações motivacionais. O objetivo da programação é conscientizar o empregador para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As ações acontecem na Capital, Grande São Paulo e na região de Presidente Prudente.

“Atualmente, 0,7% do total de trabalhadores são pessoas com deficiência”, afirma o secretário da SERT, Tadeu Morais. “Queremos que esse número cresça e, por isso, fazemos um trabalho importante na conscientização do empresariado”, finaliza.

Entre os eventos desta segunda quinzena, destaque para a Ação Social – Jornada da Cidadania, o 2° Fórum de Moda Inclusiva e Sustentabilidade e a 5ª Edição do Concurso de Moda Inclusiva. Sobre os dois últimos, promovidos anualmente pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marinalva Cruz, supervisora do PADEF, esclarece que “essas ocasiões têm o objetivo de revelar o melhor da moda para quem tem deficiência ou mobilidade reduzida, além de estimular o futuro estilista a criar alternativas de estilo para este público.”

Confira programação:

Compromisso

às 13h

Faculdade FAI de Adamantina

Avenida Francisco Bellusci, 1000 – Adamantina

Evento: Mutirão do Emprego para pessoas com deficiência e 4ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania.

Escola Estadual Loteamento das Gaivotas III

Avenida São Paulo, s/n – Chácara das Gaivotas – Grajaú

Ação Social – Jornada da Cidadania: Emissão de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), orientação referente a Lei de Cotas entre outras atividades.

14h às 16h30

Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Taboão da Serra

Rua Mário Latorre, 130 – Parque Pinheiro – Taboão da Serra

Palestra de Sensibilização: “Orientação, Contratação e inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”.

Poupatempo Cidade Ademar

Avenida Cupecê, 5497 – Jardim Miriam

Reunião: Organização para apresentação e entrega de certificados dos Multiplicadores da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

08h30 às 17h

Superintendência Regional do Trabalho e Emprego

Rua Martins Fontes, 109 – 2° andar – Centro

Evento: 6° Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão.

Gratuito e aberto ao público

10hs às 16h

Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Barra Funda

Reunião Ordinária: Conselho Estadual para Assunto da Pessoa com Deficiência (CEAPcD).

a definir

Poupatempo Cidade Ademar

Avenida Cupecê, 5497 – Jardim Miriam

Evento: Entrega dos certificados para os colaboradores que participaram da capacitação em LIBRAS.

Tenda dos Milagres

Avenida Cruzeiro do Sul, 1101 – Luz

Ação Social – Dia da Graça: Emissão de Carteira de Trabalho (1ª e 2ª via), cadastro e/ou encaminhamento para vagas de emprego, entre outras atividades.

Mercado de trabalho

Além destas atividades, o PADEF, junto ao programa Emprega SP/Mais Emprego, oferece, nesta semana, 494 oportunidades de trabalho na Grande São Paulo, Capital, região de Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Vale do Paraíba.

Entre os destaques, 45 vagas para auxiliar administrativo e de escritório, 44 para auxiliar de limpeza, 38 para operador de caixa e 28 para assistente administrativo.

Para se cadastrar e concorrer às vagas, é necessário comparecer a um Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), com RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, laudo médico com o Código Internacional de Doenças (CID) e audiometria (no caso de deficiência auditiva).

Se o candidato não tiver os laudos solicitados, o Posto oferece suporte para conseguir a documentação.

Mais sobre o PADEF

Criado em 1995, o PADEF atua na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Essa inserção ocorre por meio de palestras, eventos, cursos de qualificação profissional e orientações que acontecem frequentemente e que visam ampliar e garantir a inclusão. Os interessados – empregados e empregadores – em atuar na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho devem acessar o portal do Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br) e obter maiores informações.

Para maiores notícias sobre o PADEF, envie email para  padef@emprego.sp.gov.br ou através do: (11) 3241-7172.

Camila Pereira

Assessoria de Imprensa da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT)