Pais: heróis, leais e trabalhadores

O segundo domingo de agosto é marcado por uma comemoração especial: o Dia dos Pais. Em celebrações deste tipo, as vendas aumentam, proporcionando mais oportunidades de trabalho a todos. Trabalhadores esforçados, leais, guardiões do lar. Essas são algumas das infinitas qualidades que se podem encontrar nestes heróis que tanto lutam por seus filhos.

dia-dos-pais-origem

Confira as fotos dos pais que trabalham na SERT 

Veja a mensagem do secretário José Luiz Ribeiro

Os secretários da SERT e o chefe de gabinete contaram suas experiências com a paternidade e se emocionaram ao falar do amor e dedicação aos seus filhos. Confira:

O que é ser pai?

“Ser pai é um dom de Deus e uma alegria. Não tem como descrever”, José Luiz Ribeiro, secretário do Emprego e Relações do Trabalho.

“É ter a possibilidade de melhorar por meio dos meus filhos, nascer de novo e aprender a cada dia”, Eufrozino Pereira, secretário-adjunto.

Como é ter que conciliar o tempo entre o trabalho e o(s) filho(s)?

“Nos dias de hoje como muitos pais trabalham longe de suas casas, o tempo para a família fica cada vez mais curto. É difícil, mas ao mesmo tempo recompensador. Trabalhar o dia inteiro, chegar em casa, muitas vezes cansado e encontrar os filhos nos esperando, nos enche de ânimo para o próximo dia” – Pereira.

“O trabalho acaba ajudando nas necessidades da família, mas é importante que a gente dedique um tempo para os filhos, principalmente quando eles ainda são crianças ou adolescentes. Temos que usar os finais de semana na interação com os filhos. Precisamos dedicar à eles o maior tempo possível” – Zé Luiz.

“É muito difícil, porque trabalho de oito a doze horas por dia, e quando chego em casa eles querem brincar e sempre estão com muita energia. Essa reciprocidade é bastante difícil, mas eu tento fazer da melhor forma possível. Eles sempre querem me receber muito bem e eu tento também retribuir isso a eles” – Jefferson Coriteac, chefe de gabinete.

 Quais as maiores alegrias que a paternidade proporcionou?

“Alegria é tudo. É ver aquele sorriso, o filho crescendo, levar pra escola. Aquilo que vira uma dificuldade na criação do filho acaba virando uma recompensa. É importante ter o filho como uma recompensa” – Zé Luiz

“Ser pai já é por si só uma enorme alegria, mas participar da vida de uma pessoa, das suas vitórias, da realização de seus sonhos, da construção de uma vida. Vida na qual você exerce uma função essencial, de base, apoio, não há comparação” – Pereira.

 Qual a importância de um bom emprego para um pai de família?  

“Eu uso a frase do nosso secretário José Luiz: ‘O primeiro direito do trabalhador é o emprego’. Na verdade, respeito e o emprego. Depois que se conquista um trabalho, restauramos a dignidade, o bem estar, a reconciliação com a família, e aí conquistamos os benefícios almejados.” – Coriteac.

“O bom emprego é a base para a satisfação plena do cidadão, para se realizar como pessoa, se desenvolver, melhorar suas habilidades, ter uma condição de vida melhor” – Pereira.

Que mensagem você deixa para o pai que está procurando um emprego? 

Como sempre estive envolvido com a militância sindical, sei como é difícil à luta de um cidadão por melhores condições para sustentar sua família. Conheci de perto o seu dia a dia, e peço aos pais que não desistam, já que avançamos muito nos direitos do trabalhador, mais ainda há o que ser feito, a luta continua” – Pereira.

“Não fique aguardando que alguém te faça algo. Vá buscar. Aos que estão desempregados e por algum motivo não conseguem recolocação no mercado há muito tempo, procurem se qualificar. Façam cursos, muitos são oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, pelo Estado, pelo Governo. Porque em razão da crise que estamos passando, as exigências são maiores. Nunca perca a fé. Tenha fé, esperança e perseverança” – Coriteac.

“Desejo força aos pais que estão procurando um emprego. A economia do país passa por um momento difícil, temos muitos casos de desemprego, mas nós não podemos deixar de sonhar. Com certeza, as coisas vão melhorar.” – Zé Luiz.

A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho deseja a todos os pais, um dia repleto de luz e grandes alegrias. Feliz Dia dos Pais!